Coronavírus

Geres com sedes em Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina avançam para a etapa 9

Cada região deve passar 15 dias em suas etapas do Plano de Convivência, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach

Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de PernambucoBruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco - Foto: Heudes Régis/SEI

As Gerências Regionais de Saúde (Geres) com sedes em Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada vão poder retomar os eventos sociais e culturais a partir da próxima segunda-feira (5), ingressando na Etapa 9, do Plano de Convivência com a Covid-19. O avanço só foi possível por conta da tendência de queda nos dados do contágio do coronavírus em Pernambuco nas últimas semanas. 58 municípios do Agreste e Sertão poderão avançar para a nova fase.

Eventos sociais (como casamentos e festas) e os culturais (como cinemas, teatros e apresentações) poderão ser realizados neste momento com até 100 pessoas ou 30% da capacidade do espaço (o que for menor), além de um horário limitado das 6h à meia-noite. Os protocolos de segurança, higiene, comunicação e monitoramento já foram divulgados pelo Governo do Estado, por meio do site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.

Ainda na Etapa 9, as Gerências citadas estão autorizadas ainda a ampliar o horário e a capacidade dos serviços de alimentação, como bares, restaurantes e lanchonetes. Agora, os estabelecimentos nas regiões poderão funcionar das 6h até meia-noite, com 70% da capacidade. Anteriormente, esse funcionamento só era permitido até as 22h, com 50% do espaço utilizado. A distância obrigatória entre as mesas dos estabelecimentos passará de 1,5 metro para 1 metro. Os protocolos de higiene e segurança, como uso de máscara e higienização do espaço, continuam em vigor.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, todo o Estado se encontra na fase verde do Plano de Convivência. “Essa semana entramos na fase verde, um avanço muito importante. Quando a gente montou nosso plano, fizemos planejamento de 11 etapas, e hoje pelo menos todas as regiões estão na Etapa 8 e outras na 9. Os dados da última semana continuam a demonstrar queda, o que permite avançar em alguns pontos. Vamos consolidar os dados, para que no dia 12 de outubro mais regiões avancem para etapas próximas”, disse.

No que diz respeito à realização de eventos de grande porte, Schwambach destaca que existe um diálogo com o setor para que a capacidade aumente, mas com o seguimento dos protocolos. “Trabalhamos com a previsão do dia 12 de outubro para aumento da capacidade para até 300 pessoas, e discutindo outras. Trabalhamos com estudo dos setores, o que permite que se faça avanços sem que o número de contaminação e óbitos cresçam. Trabalhamos com a previsão de aumentar, e estudando de que forma aumentar as cargas, desde que os números continuem dentro da previsão de queda, para permitir que pessoas voltem a trabalhar, desde que obedeçam aos protocolos”, destacou.

Segundo o secretário Estadual de Saúde, André Longo, apesar do avanço, é recomendado que as pessoas não causem aglomerações. “O retorno será gradual, cada novo passo será analisado a partir do cenário epidemiológico. Os indicadores positivos não autorizam aglomerações, de não usar máscara e de flexibilizar os protocolos já autorizados. Para ter mais avanços, dependemos apenas das nossas próprias atitudes”, afirmou.

As cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zonas da Mata Sul e Mata Norte, além da Gerência Regional de Saúde 4, que tem Caruaru como cidade Polo, vão permanecer na Etapa 9. Já as Geres 9 e 10, que têm como cidades polo Ouricuri e Afogados da Ingazeira, respectivamente, ambas no sertão, vão permanecer na Etapa 8 do Plano, com previsão de ingressar na Etapa 9 a partir do próximo dia 12. 

Os protocolos dos setores já autorizados a voltar estão disponíveis no site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br, na seção Convivência. Já o status de cada município, dentro do nosso plano, também pode ser conferido no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco: www.sdec.pe.gov.br.

Veja também

Os planos de Elon Musk para os chamados "robotáxis" podem jogar a Tesla no caos?
TECNOLOGIA

Os planos de Elon Musk para os chamados "robotáxis" podem jogar a Tesla no caos?

Mega-sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira (23)
loteria

Mega-sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira (23)

Newsletter