Giraffas e KFC provocam McDonald's e Burger King após polêmica com sanduíches
Redes de fast food foram notificadas por comercializarem McPicanha e Whopper Costela sem os produtos anunciados em sua composição; Procon fala em 'propaganda enganosa'
Concorrentes do McDonald's e do Burger King provocaram as gigantes do fast food, após a polêmica dos sanduíches que não tinham em sua composição produtos anunciados pelos estabelecimentos. As empresas foram notificadas pelo Procon e convidadas pelo Senado a prestar esclarecimentos.
Segundo o órgão de defesa do consumidor, as redes de fast food divulgaram propaganda enganosa ao anunciarem os sanduíches McPichanha e Whopper Costela sem os refeirdos cortes da carne. As empresas reconheceram que os produtos não continham picanha nem costela. Na verdade, os sanduíches eram aromatizados.
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Em campanha divulgada nesta terça-feira, o KFC afirmou que todos os seus sanduíches de frango são, de fato, feitos de frango. Na peça publicitária, a empresa destaca a imagem de um sanduíche e aponta para os ingredientes ressaltando o que "não é de frango" e o que é "100% frango".
Logo após o caso envolvendo o McDonald's na semana passada, o Giraffas brincou em publicação no Twitter: "Fomos notificadas por excesso de picanha no cardápio", dizia o post ilustrado com a imagem de um prato e os dizeres "notícia urgente".
PLANTÃO GIRAFFAS INFORMA: Fomos notificadas por excesso de picanha no cardápio #RedeGiraffas #GiraffasInforma #Picanha pic.twitter.com/hBVenAdur6
— Girafinha Oficial (@GiraffasOficial) April 28, 2022
A polêmica começou depois que clientes denunciaram o McDonald's pela falta de picanha em seu sanduíche. A rede admitiu que a nova linha do McPicanha não tem o produto em sua composição, mas sim um "molho com aroma natural de picanha".
Diante da repercussão, a empresa comunicou a retirada do hambúguer de seu cardápio. Em outro anúncio, o McDonald's disse que "vacilou" na escolha do nome e disse que voltaria com o produto, sem informar a data.
Na semana passada, o Procon-SP notificou a rede, o Procon-DF suspendeu a venda do lanche no Distrito Federal e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo para analisar as peças publicitárias veículadas.
Depois do rival, o Burger King também entrou na mira de órgãos de fiscalização após controvérsia com o sanduíche Whopper Costela, que não seria feito com carne de costela suína como o nome sugere. A informação de que o produto na verdade é aromatizado levou o Procon, subordinado à secretaria distrital de Justiça, a suspender a comercialização do sanduíche no Distrito Federal.
A rede de fast food informou nesta terça-feira que vai trocar o nome do seu sanduíche Whopper Costela para Whopper Paleta Suína. A empresa acrescentou que o produto continua igual e se desculpou com seus clientes.