Economia

Google estimula aplicativos para empreendedores

Meu Negócio e Ads são as ferramentas ofertadas pelo Google para ajudar novos empresários e os já consolidados

Larissa Souza dos Santos conseguiu crescer o seu negócio por meio das ferramentasLarissa Souza dos Santos conseguiu crescer o seu negócio por meio das ferramentas - Foto: Divulgação

De 2013 a 2017, quase um bilhão de novos usuários se conectaram à internet. Segundo um relatório de tendências feito pelo Google em parceria com a Bain & Company, o Brasil está entre os 11 países que vai contribuir de forma significativa com o próximo bilhão de usuários que irão se conectar até 2021. E por isso, a tecnologia deve ser usada como um aliado dos empreendedores para que consolidem os seus negócios.

O Google, por exemplo, conta com duas ferramentas específicas que permitem ao empreendedor prosperar no seu negócio e manter a presença dele nas ferramentas de Busca e publicidade da empresa, que são o Google Meu Negócio e o Google Ads.
Segundo o Relatório de Impacto Econômico do Google as duas ferramentas de busca e publicidade ajudaram a movimentar R$ 41 bilhões em atividade econômica no Brasil somente em 2018.

Leia também:
Google abre inscrições para startups
Saiba como utilizar os filtros do Google para achar uma vaga de emprego


De acordo com o gerente de desenvolvimento de negócios do Google, Bruno Cantarim, as ferramentas podem ajudar não só os empreendedores consolidados, como também impulsionar as pessoas que ainda não chegaram ao mercado. “Se a pessoa estiver em um estágio de começar um negócio, entender quais as possibilidades, tipos de serviço que podem explorar, o Google Meu Negócio pode ser uma grande ferramenta onde o empreendedor poderá ouvir do consumidor o que é melhor, mais valorizado, e o feedback que poderá melhorar. As informações deixadas na Plataforma são ricas em conteúdo, por comentários”, destacou.

Bruno Cantarim aponta que os comentários deixados nas plataformas devem ser utilizados de forma positiva pelos empreendedores, para fazer com que o negócio tenha uma cara nova e se molde para melhora atender aos clientes. “É tudo sobre como receber esses sinais do consumidor, para fazer do recurso um espaço de experimentação. O empresário pode ver os melhores dias de movimento, para criar uma promoção nos dias específicos que se tem uma demanda maior, é tudo sobre como receber as informações”, disse Bruno.

Segundo dados de uma pesquisa realizada em novembro do ano passado pela Provokers, 96% dos brasileiros utilizam a internet para pesquisar sobre produtos e serviços oferecidos por pequenas e médias empresas, mas 40% dessas empresas ainda não estão com presença na web. Segundo Cantarim, essa é uma oportunidade que deveria ter mais atenção por parte dos empresários. “Nas ferramentas é possível saber o que o consumidor leva em consideração para ir a algum lugar, sabendo se o lugar é bem avaliado, é importante ter fotos do ambiente, para que o cliente saiba se vai se sentir bem, é bom ter as informações atualizadas a respeito do empreendimento. O Google Ads é importante para que novos clientes saibam da presença da empresa”, reforçou o gerente do Google.

A empreendedora Larissa Souza dos Santos, da Snack Saudável, é uma das pessoas que utiliza das ferramentas disponibilizadas pelo Google. Larissa iniciou o seu negócio em Ji-Paraná, no estado de Rondônia, onde a partir da dificuldade do seu filho em ter lanches saudáveis na escola, ela buscou empreender nesse segmento para melhorar a alimentação de outras crianças. “A gente divulga isso por meio das redes sociais, e os pais e empresas privadas contratam o serviço e entregamos na escola onde a criança estuda, uma pessoa da Snack entrega e deixa em um local da escola, com todas as informações identificadas”, explicou.

Por conta das ferramentas disponibilizadas pelo Google, o negócio de Larissa cresceu, e hoje já está no modo de franquia, e destaca que os recursos podem filtrar os clientes. “Recife é uma cidade que tem demanda e tem público. Temos grandes expectativas e vendemos duas unidades, onde a primeira deve inaugurar agora em janeiro. É um estado que tem população correspondente. O valor de investimento com a taxa de franquia é de R$ 82 mil. As ferramentas são fantásticas, conseguimos atrair o cliente mais filtrado e o cliente que vem é direcionado, proporcionam um nível de conversão boa, eles conseguem chegar até nós”, destacou.

Veja também

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
BRASIL

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

Começa em Brasília a Campus Party, maior evento de tecnologia do país
MUNDO GAMER

Começa em Brasília a Campus Party, maior evento de tecnologia do país

Newsletter