Coronavírus

Governo do Estado não confirma data de reabertura de restaurantes e setor fala em 'frustração'

Bares e restaurantesBares e restaurantes - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O Governo de Pernambuco anunciou, na terça-feira (30) as próximas etapas do Plano de  Monitoramento e Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 no estado. A partir da próxima segunda (6), a “Fase 5” do plano será posta em prática. A reabertura dos bares e restaurantes, no entanto, permanece sem nada definida. Em nota, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) se manifestou sobre a indefinição e afirmou receber a medida com “surpresa e frustração”.  

A reabertura do segmento havia sido antecipada da “Fase 7” para a “Fase 6” do plano de retomada gradual da economia. De acordo com a nota divulgada pela Abrasel, o setor esperava que as cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) avançassem para a sexta etapa ainda no dia 6, o que permitira a retomada das atividades dos bares e restaurantes na região. 

A nota da associação, que representa cerca de 17 mil bares e restaurantes em Pernambuco, diz que a medida foi tomada “sem nenhuma justificativa” e pede para que o governo estadual “reconsidere” e permita a reabertura no dia 6.  “Há seis semanas Pernambuco vem apresentando queda no número de casos graves e de óbitos, puxados pelos avanços nos números da Saúde na Região Metropolitana do Recife. Neste sentido, entendemos que está havendo o mesmo tratamento para regiões com situações distintas”, diz a nota. 

Na coletiva da terça-feira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, explicou que os avanços no plano são feitos a partir da análise dos dados relacionados ao comportamento do coronavírus no Estado. De acordo com Schwambach, a retomada de outros setores depende das estatísticas. “Estamos acompanhando os dados, monitorado com recortes regionais, que permite definir regiões que avançam e cidades que exigem cautela e não podem ter restrições flexibilizadas. O avanço será gradual, sempre com muito cuidado com a saúde”, afirmou o secretário.
 

Schwambach também confirmou que não há uma data específica para a retomada das atividades dos bares e restaurantes, mas disse que os protocolos estão encaminhados. ““Estamos dialogando, avançando nos protocolos de reabertura desses setores. Antecipamos da etapa sete para a seis e continuam lá. Cada gerência regional de saúde terá uma data diferente (de acordo com a fase em que estiver)”, explicou Schwambach. 

A associação defende que a indefinição, motivada por uma “falta de sensibilidade”, “atinge em cheio um setor que vem sendo duramente penalizado” e diz que tem “todos os protocolos prontos, os mesmos que estão sendo usados em outros estados que já permitiram a retomada deste segmento”. 

Fase 5
A partir da próxima segunda-feira (6), o setor de comércio de veículos, serviços de aluguel e vistoria de automóveis, que hoje funcionam com 50% dos funcionários, poderão atuar com 100% do efetivo. Os serviços de escritório, como de advocacia, contabilidade e corretoras de imóveis, vão poder abrir com capacidade reduzida pela metade. Esses serviços poderão ser retomados apenas nas gerências regionais de saúde com sedes em Recife, Limoeiro e Goiana.

Por causa de um aumento recente de casos, as gerências regionais de Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira seguem na etapa quatro do plano elaborado pelo Governo do Estado

Leia a nota da Abrasel na íntegra:
Nós da Abrasel-PE recebemos com surpresa e frustração a notícia de que o governo Paulo Câmara decidiu por manter em condições de extrema dificuldade o já penalizado setor de bares e restaurantes. 

Era esperado, de acordo com plano de convivência com a covid-19, o avanço para a Etapa 6 na próxima semana, na Região Metropolitana do Recife, o que permitiria nossa retomada nesta área. Lembramos que as atividades da Etapa 5, principalmente a operação dos Shopping Centers, haviam sido liberadas antecipadamente no dia 22 de junho (exceto os Shopping Centers da Região do Agreste e a feira de confecções do polo de Caruaru).

Sem nenhuma justificativa, a decisão foi por retardar o avanço da Etapa 6, embora o secretário de Planejamento, Alexandre Rebelo, tenha dito, em entrevista coletiva nesta tarde de terça-feira (30), que há seis semanas Pernambuco vem apresentado queda no número de casos graves e de óbitos, puxados pelos avanços nos números da Saúde na Região Metropolitana do Recife. Neste sentido, entendemos que está havendo o mesmo tratamento para regiões com situações distintas. 

Além disso, o secretário de Saúde, André Longo, lembrou que o estado atingiu a ocupação média de 77% nos leitos de UTI, taxa que não era alcançada desde 05 de abril. Isso confere que, além de terem sido eliminadas as filas de espera para os casos graves, há mais de 200 leitos de UTI disponíveis. 

Desde o anúncio do plano de convivência com a covid-19 tem sido dito que, havendo avanço nos números da saúde, haveria também avanço na retomada das atividades econômicas. Não é o que estamos vendo. 

Alertamos mais uma vez que essa decisão atinge em cheio um setor que vem sendo duramente penalizado, apesar de estarmos com todos os protocolos prontos, os mesmos que estão sendo usados em outros estados que já permitiram a retomada deste segmento. Esses protocolos nos permitem voltar às atividades com responsabilidade e cuidados, tanto com o nosso público, quanto com os colaboradores. 

Lamentamos que, ao mesmo tempo em que vemos a falta de sensibilidade do governo com nosso setor, assistimos, dia a dia, pessoas nas ruas sem máscaras, aglomerando-se nas periferias, no transporte público, e pouca ou nenhuma fiscalização. São dois pesos e duas medidas. Desta forma, pedimos ao governo do estado que reconheça que as diversas regiões do estado estão em fases diferentes de evolução da doença e reconsidere, imediatamente, sua posição quanto à reabertura dos bares e restaurantes, permitindo esta retomada no dia 6 de julho. 

Recife, 30 de junho de 2020

Conselho de Administração da Abrasel-PE

Veja também

Projeto que muda impostos de aplicações será enviado a Casa Civil
TRIBUTAÇÃO

Projeto que muda impostos de aplicações será enviado a Casa Civil

Magazine Luiza reverte prejuízo e tem lucro líquido ajustado de R$ 101,5 mi no 4º trimestre
Magazine Luiza

Magazine Luiza reverte prejuízo e tem lucro líquido ajustado de R$ 101,5 mi no 4º trimestre