Comando da Petrobras

Governo indica nome para presidência da Petrobras; saiba quem é José Mauro Ferreira Coelho

Executivo foi auxiliar do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e tem mais de 20 anos de experiência no setor de energia e petróleo

José Mauro Ferreira Coelho, nome indicado para a PetrobrasJosé Mauro Ferreira Coelho, nome indicado para a Petrobras - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Após a desistência do consultor Adriano Pires, José Mauro Ferreira Coelho foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a presidência da Petrobras, informou nesta quarta-feira (6) o Ministério de Minas e Energia.

O executivo é um velho conhecido do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Coelho foi secretário de Petróleo e Gás do ministério até o ano passado. Pediu demissão em outubro de 2021.

Atualmente, ele é presidente do Conselho de Administração da PPSA, estatal que cuida da comercialização do petróleo produzido em áreas do pré-sal pelo regime de partilha.

Coelho cumpre um dos principais requisitos para o cargo: experiência no setor de energia. Acumula mais de 25 anos de experiência profissional, atuando nos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis.

Ele foi diretor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da qual é funcionário de carreira concursado, antes de ocupar a secretaria da área de petróleo na pasta de Albuquerque.

Bacharel em Química Industrial, ele é mestre em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutor em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Atuou também, por vários anos, na área docente de graduação e pós-graduação. Tem três livros publicados e mais de 30 trabalhos científicos apresentados ou publicados em periódicos ou anais de congressos nacionais e internacionais.

Veja também

Ex-rei das criptomoedas pode pegar até 110 anos de prisão nesta 5ª por cometer "fraude da década"
mundo

Ex-rei das criptomoedas pode pegar até 110 anos de prisão nesta 5ª por cometer "fraude da década"

Dupla de Páscoa: loteria especial com valor de R$ 35 milhões acontece neste final de semana
LOTERIA

Dupla de Páscoa: loteria especial com valor de R$ 35 milhões acontece neste final de semana

Newsletter