Governo não considera alta de imposto no momento

Declaração foi feita pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, na Suíça

O partido de Meirelles quer reduzir em 35% o tempo de propaganda na TV e no rádio de Alckmin (PSDB)O partido de Meirelles quer reduzir em 35% o tempo de propaganda na TV e no rádio de Alckmin (PSDB) - Foto: Reprodução/ Facebook

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira (25) que o governo não considera subir impostos neste momento. A declaração foi feita durante entrevista à TV Bloomberg em Davos, na Suíça, onde Meirelles participa do Fórum Econômico Mundial.

O governo precisa cumprir em 2018 a meta de um deficit de até R$ 159 bilhões.
No final do ano passado, Meirelles chegou a dizer que o governo "sempre se pode aumentar impostos de outra área", quando comentava sobre a frustração de receita provocada pela não aprovação da tributação de fundos exclusivos no Congresso.

Leia também:
Temer diz pelo Twitter que empresários em Davos manifestaram confiança no país
Em Davos, Temer vende reformas e promete estabilidade após eleição


"Não consideramos subir tributos agora", disse Meirelles à Bloomberg. Ele previu que a arrecadação de impostos pelo governo pode "surpreender" em 2018, caso o crescimento econômico do Brasil seja mais acelerado.

"O crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] sendo maior que o esperado e considerando a correlação com arredação de impostos, que cresce mais que o PIB normalmente, significa que a arrecadação também vai surpreender". afirmou, ressaltando, porém, que o governo conta com a aprovação das reformas para controlar despesas.

O ministro disse que há uma maior compreensão no Congresso Nacional sobre os impactos da proposta de reforma da Previdência que o governo pretende aprovar em primeiro turno na Câmara dos Deputados no dia 19 de fevereiro.
"Nossas chances são muito melhores agora", destacou.

Veja também

Governo Federal anuncia nova fase do Pronampe
Crédito

Governo Federal anuncia nova fase do Pronampe

App de transporte brasileiro, 'Garupa' passa a atuar em Petrolina a partir deste mês
Mobilidade

App de transporte brasileiro, 'Garupa' passa a atuar em Petrolina