Covid

Governo vai acabar com isenção tributária de medicamentos da Lista Covid

Segundo Geraldo Alckmin, medida está em discussão com o Ministério da Saúde

Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços  - Foto: Divulgação/Fiesp

O vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou que o governo pretende rever a isenção de tributos que foi concedida a uma série de medicamentos, na chamada Lista Covid, durante a pandemia da Covid-19. Alckmin argumentou que o benefício, em vigor desde 2021, não mais se justifica.

— Na pandemia, justificava-se zerar o Imposto de Importação, para não ter risco de desabastecimento — afirmou Alckmin, na última quarta-feira, durante um evento promovido pelo grupo empresarial Esfera Brasil e a farmacêutica EMS.

Segundo ele, o Ministério da Saúde encaminhou à sua pasta uma lista de 400 remédios de uso contínuo, que poderão perder a isenção. Alckmin adiantou que ficarão com o benefício um grupo de apenas dez medicamentos.

— Vamos voltar à situação anterior à pandemia — disse.

Na última terça-feira, durante reunião do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), o Ministério da Saúde pediu a exclusão de 221 produtos da Lista Covid. Criada no início da pandemia, a lista estabelece a redução da alíquota de importação de 229 produtos da área da saúde. São produtos que foram considerados críticos para o enfrentamento da pandemia.

A Saúde requer a manutenção de apenas alguns produtos, entre medicamentos e dispositivos médicos de importância para a saúde pública brasileira. O tema será analisado pelo Comitê de Alterações Tarifárias e, na sequência, avaliado e deliberado na próxima reunião do Gecex, prevista para outubro.

Veja também

Gustavo Dubeux inaugura série de encontros e fala sobre a sua história para outros empresários
Trajetória

Gustavo Dubeux inaugura série de encontros e fala sobre a sua história para outros empresários

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 6 milhões nesta quinta-feira (25)
LOTERIA

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 6 milhões nesta quinta-feira (25)

Newsletter