Governo vai anunciar medidas para fomentar turismo brasileiro

O ministro do Turismo adiantou apenas que as ações estão ligadas às três premissas da Organização Mundial do Turismo

Novo ministro do Turismo, Marx BeltrãoNovo ministro do Turismo, Marx Beltrão - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, disse nesta quarta-feira (5), após participar de mesa redonda no World Travel Market Latin America (WTM Latin America 2017), na capital paulista, que o governo vai anunciar medidas para incrementar o turismo no país na próxima terça-feira. Ele adiantou apenas que as ações estão ligadas às três premissas da Organização Mundial do Turismo: conectividade aérea, promoção do turismo e política de facilitação de vistos. Segundo ele, o fluxo turístico atual é de 60 milhões de brasileiros e há capacidade para que mais 40 milhões entrem no mercado.

“O governo brasileiro tem investido na concessão de aeroportos. Já foram quatro este ano e outros serão feitos no segundo semestre. Vários regionais estão no orçamento da União para serem iniciados este ano. Com o fortalecimento da aviação civil e da infraestrutura de aeroportos nacionais, nós poderemos ter vários outros brasileiros viajando pelo país fortalecendo o turismo doméstico", disse.

Beltrão informou ainda que o governo está trabalhando para trazer cada vez mais turistas estrangeiros para o país, mas não detalhou as medidas. “No ano passado tivemos aumento de 5% de turistas internacionais vindo para cá. Se compararmos com Londres, que foi a última Olimpíada antes do Rio de Janeiro, o aumento foi de 1%. Esperamos que este ano aumente mais.”

Questionado sobre a violência no Rio de Janeiro e a chance de que isso prejudique o turismo brasileiro, ele ressaltou que essa situação é uma exceção no país e não uma regra. “Essa é uma questão pontual, não é o que acontece todos os dias no país. É errado dizer isso. Em outros países do mundo que têm o turismo muito forte há [atos de] terrorismo acontecendo praticamente todo mês e eu não vejo a imprensa dizer que isso é uma coisa ruim para esses países”, afirmou.

Beltrão disse ainda que o brasileiro deve olhar para o país de forma mais positiva procurando cada vez mais promover o que o Brasil tem de bom. “Nosso país tem muito o que mostrar, muitas belezas naturais, muitos destinos. Essa é que é a regra. Mostrar o que tem de bom”.

De acordo com o ministro, para mostrar os pontos positivos do turismo brasileiro, o governo está fazendo promoções por meio do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) e desenvolvendo um aplicativo para telefones móveis, que deve ser lançado em breve para divulgação no exterior.

“O aplicativo será lançado para ser divulgado em outros países, mostrando todo o nosso potencial turístico e mostrando que nosso país está preparado para receber cada vez mais turistas à altura de qualquer país do mundo”, disse.

Veja também

Secretários de Fazenda apelam ao Congresso pela prorrogação do auxílio emergencial
Benefício

Secretários de Fazenda apelam ao Congresso pela prorrogação do auxílio emergencial

Lojas e restaurantes de São Paulo dizem que novas restrições levarão a mais demissão
Restrições

Lojas e restaurantes de São Paulo dizem que novas restrições levarão a mais demissão