A-A+

Grandes bancos dos EUA podem resistir a uma grande crise, diz Fed

A entidade anunciou os resultados de seus testes anuais de resistência do sistema financeiro

Presidente do Conselho do Federal Reserve, Jerome Powell, fala em uma coletiva de imprensa após uma reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto em WashingtonPresidente do Conselho do Federal Reserve, Jerome Powell, fala em uma coletiva de imprensa após uma reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto em Washington - Foto: Nicholas Kamm / AFP

Os principais bancos que operam nos Estados Unidos resistiriam a uma severa crise econômica mundial por disporem de reservas suficiente para enfrentá-la, informou nesta sexta-feira o Federal Reserve (Fed).

A entidade anunciou os resultados de seus testes anuais de resistência do sistema financeiro, que mostraram que as 18 maiores instituições bancárias podem sofrer perdas e ainda assim teriam capital suficiente para continuar operando.

"Os resultados confirmam que nosso sistema financeiro continua sendo resiliente", disse o vice-presidente do Fed, Randal Quarles.

Durante a crise financeira de 2008, o colapso gerado por ativos hipotecários paralisou o sistema financeiro e o governo dos Estados Unidos precisou despender bilhões de dólares para salvar os bancos.

Leia também:
Bancos fecham nestas quinta e segunda-feiras; reabrem na sexta
Relator da reforma confirma aumento na tributação sobre bancos 

Mudanças posteriores na legislação obrigaram os bancos a aumentar significativamente seu capital e a tomar medidas para administrar os riscos, a fim de evitar outro resgate por parte do governo.

"Os maiores bancos do país estão significativamente mais fortes que antes da crise e, melhor posicionados para apoiar a economia mesmo depois de um severo choque", afirma Quarles.

Veja também

Amazon lança nova geração do Kindle Paperwhite, com bateria que dura até 10 semanas
E-READER

Amazon lança nova geração do Kindle Paperwhite, com bateria que dura até 10 semanas

Paulista realiza recadastramento e vistoria de kombis e vans
Transporte

Paulista realiza recadastramento e vistoria de kombis e vans