Grupo especializado em fraude contra o Seguro Desemprego é alvo de operação

Estão sendo cumpridos 19 mandados e prisão e 27 de busca e apreensão no Pará e Maranhão

Polícia FederalPolícia Federal - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (21), a operação "Seguro Fake" tem como objetivo desarticular um grupo criminoso especializado em fraudes no Seguro Desemprego nos estados do Pará e Maranhão. Ao todo, estão sendo cumpridos 19 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão nas cidades de Redenção, Conceição do Araguaia, São Luiz e São José de Ribamar.

Segundo informações dos técnicos do Ministério do Trabalho (MTb), desde a implantação do sistema antifraude em 2016, 57 mil tentativas de fraudes em todo o Brasil foram evitadas, equivalente ao que seria um desvio de cerca de R$ 800 milhões para os cofres públicos.

De acordo com a PF, os dois estados apresentam alta incidência desta modalidade de fraude. Durante as investigações foram identificados quatro grupos criminosos envolvidos no esquema. A ação envolveu trabalhos da PF e do MTb, que usaram uma nova metodologia para identificação das investidas criminosas. Em apenas 10 minutos, afirma a Polícia Federal, 42 tentativas de fraude foram flagradas em uma única agência da Caixa Econômica Federal (CEF) de Redenção, no Pará.

Leia também:
Desemprego encerra 2017 em queda, mas média é a mais alta desde 2012
PF deflagra operação em 4 Estados contra fraudes no Postalis


Os investigados do grupo responderão por estelionato qualificado, inserção de dados falsos em sistemas de informações e associação criminosa, com penas que podem ultrapassar vinte anos de reclusão.

Delegacia modelo
A delegacia da PF de Redenção será usada como modelo para essa nova metodologia de investigação que, segundo a direção-geral da instituição, passará a ser utilizada em todas as delegacias do País.

Veja também

Pesquisa do IBGE mostra enfraquecimento do mercado de trabalho em 2020BRASIL

Pesquisa do IBGE mostra enfraquecimento do mercado de trabalho em 2020

Werner Baer e Sua Contribuição Para o Pensamento e o Desenvolvimento Econômico do BrasilNEM 8, NEM 80

Werner Baer e Sua Contribuição Para o Pensamento e o Desenvolvimento Econômico do Brasil