A-A+

Grupo estuda incentivos à fruticultura no Vale de São Francisco

Governo cria Câmara Setorial da Fruticultura Irrigada para estabelecer metas e ações voltadas à produção do Vale do São Francisco

Produção de mangaProdução de manga - Foto: Arquivo/Folha de Pernambuco

O incentivo ao desenvolvimento das produções no Vale do São Francisco vai ganhar mais força. É que o Governo de Pernambuco, através da sua equipe econômica, vai criar a Câmara Setorial da Fruticultura Irrigada com o intuito de estabelecer metas e ações para o setor.

Nesta quarta-feira (5), representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec) e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) concluíram a chamada Missão do Desenvolvimento na região, onde visitaram projetos e locais de produção, especialmente de manga e uva.

De acordo com o secretário da Sdec, Bruno Schwambach, que estava na Missão, o objetivo é estabelecer a Câmara Setorial juntamente com associações, universidades, empresas e centros de pesquisa. “Comunicamos aos representantes da fruticultura que iremos montar esse projeto. A expectativa é que em 45 dias anunciemos a criação”, informou Schwambach. Também esteve presente na viagem o presidente da AD Diper, Roberto Abreu.

Na prática, estão previstas discussões para que sejam estabelecidas metas de crescimento. “Através da Câmara, buscaremos expandir a área de produção, seja com investidores de fora da região, seja por meio da abertura de novas áreas. Isso porque tudo que se é produzido no Vale tem consumo. Além disso, queremos colocar valor agregado ao produto. Ou seja, trazer indústrias de vinhos, sucos, e atrair essas fábricas por meio do Programa de Incentivo Fiscal do Estado (Prodepe)”, ressaltou o secretário.

Leia também:
Produção de uvas do Vale de São Francisco recebe aporte de R$ 3 milhões
Melhora situação da bacia hidrográfica


Durante a visita pela região, os secretários puderam conhecer ainda mais o potencial de produção, principalmente de uva e manga. “Apesar da crise que atravessamos no Brasil, o setor está bem, tem uma das melhores produtividades do País. Então, iremos atuar em rede para beneficiar produtores, fornecedores e todos que trabalham para a área”, comentou Schwambach.

A Missão no Vale do São Francisco faz parte das atividades da equipe econômica do Governo. Eles estão se reunindo para visitar os potenciais econômicos de várias regiões de Pernambuco. “Estamos estudando as cadeias produtivas do Estado para debater e montar um planejamento em conjunto. Já visitamos o polo de confecções do Agreste, a bacia leiteira e agora a fruticultura irrigada. Cada região tem suas peculiaridades e vocação, e cada local tem suas soluções para conseguir desenvolvimento”, disse Schwambach.

Veja também

Vale decide devolver processos de mineração em terras indígenas
Território indígena

Vale decide devolver processos de mineração em terras indígenas

Entenda por que a Evergrande sinaliza desaceleração da China e seu impacto no Brasil
Bolsa

Entenda por que a Evergrande sinaliza desaceleração da China e seu impacto no Brasil