Grupo que fraudava previdência de Vitória de Santo Antão é desarticulado pela PF

Servidora foi afastada e número total de benefícios fraudados está sendo levantado pelo operacional

Polícia FederalPolícia Federal - Foto: Arquivo / Agência Brasil

Uma operação contra fraudes na agência da Previdência Social de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (26), pela Polícia Federal (PF), em conjunto com a Força Tarefa Previdenciária. A Operação Tabocas cumpre dois mandados de busca e apreensão - um na agência e outro na residência de uma servidora pública lotada na mesma - e oito mandados de intimação nos municípios de Limoeiro, Abreu e Lima e Paulista, todos no Agreste, e em Vitória.

A servidora foi afastada das atividades de recepção, análise, habilitação e concessão de benefício da seguridade social e as aposentarias por idade concebidas de forma irregular foram suspensas. O número total de benefícios fraudados está sendo levantado pelo operacional.

Leia também:
Microempreendedor leva a rombo no INSS, diz estudo
PF desarticula esquema de hackers responsável por fraudes bancárias na internet


Os prejuízos contados até o momento somam R$ 140 mil e o desvio de cerca de R$ 470 mil foi evitado. Os crimes investigados são o de estelionato contra entidade pública e inserção de dados falsos em sistema de informações, com penas de até 17 anos de prisão.

As investigações começaram no ano de 2014 quando o efetivo identificou fraudes na concessão e percepção de valores dos benefícios previdenciários através da simulação de condição social de segurado especial (trabalhador rural em regime de economia familiar). Documentos falsos oriundos de intermediários e atravessadores eram utilizados.

Com os documentos colhidos nesta segunda, diz a PF, as investigações serão aprofundadas, incluindo a possibilidade de detectar o envolvimento de outros setores no esquema ilícito.

Veja também

Regulamentação do Fundeb não deve alterar piso salarial dos professores como quer governo
Fundeb

Regulamentação do Fundeb não deve alterar piso salarial dos professores como quer governo

Fim do ano tem injeção na economia
Economia

Fim do ano tem injeção na economia