A-A+

Guedes fala em troca no comando do Tesouro Nacional

O atual secretário, Mansueto Almeida, deve acumular o cargo com a liderança do Conselho Fiscal da República e depois 'decolar'

Ministro da Economia, Paulo GuedesMinistro da Economia, Paulo Guedes - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Tesouro Nacional deve passar por uma troca no comando, de acordo com o ministro Paulo Guedes (Economia). O atual secretário, Mansueto Almeida, deve acumular o cargo com a liderança do Conselho Fiscal da República e depois "decolar".

Em entrevista à imprensa em que procurou fazer um balanço sobre o ano, Guedes afirmou que Mansueto será em breve o futuro diretor-executivo do Conselho Fiscal da República (cuja criação está prevista em uma proposta de emenda à Constituição ainda não aprovada pelo Congresso).

"Ele será o primeiro diretor-executivo desse conselho, por isso ele está aqui do meu lado. Ele tem papel chave. Vai começar acumulando e lá na frente ele decola, e aí a gente vê o que faz com o Tesouro", disse.

Leia também:
Estou decidido a continuar no Tesouro Nacional, diz secretário
Tesouro Nacional anuncia emissão de título no exterior

Guedes posicionou Mansueto ao seu lado durante a entrevista e elogiou o secretário. "Ele nos emprestou essa experiência e credibilidade. Ele falou que a situação era crítica, foi um homem que acendeu muitos alertas o tempo todo. E por isso que eu confio muito", disse.

Com a ida do secretário para o posto no conselho, Guedes afirmou contar com mais um ano de trabalho de Mansueto.

Neste mês, o secretário afirmou que estava decidido a permanecer no cargo e que é normal haver embates técnicos na pasta.

O secretário, que comanda o Tesouro desde o governo Michel Temer, disse que às vezes se sente cansado, mas ressaltou que não deixará o posto.

"Eu já falei que não me vejo envelhecendo no governo e que Paulo Guedes é o último ministro com quem eu vou trabalhar. Mas, eventualmente, em alguma ocasião, se eu for sair, eu vou avisar com antecedência. Eu vou ficar no governo", disse no dia 3 de dezembro.

Nesta quarta-feira (18), ao ser questionado sobre o tema, Mansueto evitou comentar.

Veja também

Bolsa tem pior semana desde baque da pandemia com drible no teto
Ibovespa

Bolsa tem pior semana desde baque da pandemia com drible no teto

Ministério da Economia indica Paulo Valle para Secretaria do Tesouro
Tesouro nacional

Ministério da Economia indica Paulo Valle para Secretaria do Tesouro