Gustavo Ventura assume presidência do IAP

Nova gestão começou neste mês de maio e ficará por dois anos

Gustavo Ventura, presidente do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP)Gustavo Ventura, presidente do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Através de um papel de difundir a cultura jurídica, uma nova gestão assumiu o Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP). A partir deste mês de maio, o instituto receberá a nova direção, que trabalhará durante dois anos. A ideia é que continue com uma visão modernizada, iniciada nos últimos cinco anos pelas gestões passadas.

Para presidente foi escolhido o advogado tributarista Gustavo Ventura, que deseja ampliar as ações do IAP. "Pretendemos trazer soluções práticas e continuar com a visão modernizada. Então, queremos nos aproximar da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], da Faculdade de Direito do Recife, além de participar ainda mais das atividades do Estado", disse Ventura, que é especialista em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Santiago de Compostela, Mestre em Direito do Estado pela PUC-SP e professor de graduação e pós-graduação em Direito Tributário.

Leia também:
Governo avalia oferecer visto humanitário a diplomatas chavistas durante pandemia
Butantan busca desenvolver vacina alternativa contra Covid-19


Gustavo Ventura, que sucedeu o ex-presidente Bruno Cavalcanti, ainda destacou a contribuição do instituto no processo legislativo. "Temos um papel acadêmico, defendemos a contituição e o Estado Democrático de Direito. Mas nosso instituto não tem relação política. Vamos continuar a produzir livros e revistas sobre o assunto, contribuir com opiniões legais e participar de audiências públicas quando formos convidados", ressaltou Ventura. Atualmente, o IAP possui entre 250 e 300 advogados inscritos, além de juízes, promotores e desembargadores.

Apesar de ser uma instituição antiga, fundada em 1851, - só não é mais antiga que o Instituto dos Advogados Brasileiros (1843) - o IAP tem se renovado.

Veja também

Confiança na economia é central para superar crise da Covid-19, diz Davos
Economia

Confiança na economia é central para superar Covid-19, diz Davos

Grupo farmacêutico Roche anuncia fechamento de fábrica no Brasil
Medicamentos

Grupo farmacêutico Roche anuncia fechamento de fábrica no Brasil