Haddad deve discutir aumento do IOF com senadores e banqueiros nesta quarta (28)
Reuniões miram frear projetos no Congresso e evitar possíveis cortes em emendas
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve se reunir nesta quarta-feira com senadores e banqueiros para discutir o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), anunciado na semana passada. A agenda ainda não foi oficialmente confirmada, mas está sendo articulada pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).
Wagner pretende levar um grupo de parlamentares para ouvir as explicações do ministro sobre a medida e suas implicações fiscais. O objetivo é conter a articulação de projetos no Congresso que tentam derrubar o decreto. Segundo o senado, caso o aumento do IOF seja revogado, será necessário um novo contingenciamento de gastos, o que pode atingir emendas parlamentares.
Leia também
• IOF: maioria do União Brasil quer derrubar decreto de Lula, diz líder do partido
• Congresso acumula 20 projetos que pedem cancelamento de aumento do IOF
• Presidente da CNseg classifica como absurda elevação de IOF para o setor de seguros
Desde a publicação do decreto, ao menos 20 projetos de decreto legislativo foram apresentados para anular a medida. A Fazenda já recuou parcialmente, retirando o trecho que previa o aumento do IOF sobre investimentos no exterior.
Haddad também deve conversar com representantes do setor financeiro, que manifestaram preocupação com os impactos da medida.

