Haddad se reúne com o presidente do Senado para apresentar prioridades na área econômica
Reunião deve discutir prioridades econômicas de 2025 e esforços para evitar esvaziamento da pasta, e acontece após encontro com Hugo Motta sobre projetos estratégicos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil) se reúnem nesta terça-feira, na Residência Oficial da Casa, às 14h.
A pauta econômica do governo para 2025 deverá ser um dos temas centrais do encontro. Algumas das prioridades do governo para este ano são: o término da regulamentação da Reforma Tributária, regulamentação das big techs e ampliação da faixa de isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil.
O adiamento da votação do Orçamento de 2025 para março tem freado o avanço de outras propostas econômicas do Executivo. Com isso, o ministro da Fazenda trabalha para evitar que a pauta econômica seja enfraquecida pelo Congresso.
Leia também
• Haddad no X: não é correta informação de que governo deve taxar techs se EUA impuser tarifa
• Haddad diz que governo só irá se manifestar sobre tarifas de Trump após anúncio oficial
• Pé-de-Meia: Haddad se reúne com ministro do TCU para discutir suspensão de recursos para programa
Na semana passada, ele se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), para discutir o andamento de projetos estratégicos para a economia. Durante o encontro, apresentou 25 iniciativas, das quais 15 ainda aguardam aprovação do Legislativo.
Também deve ser discutida a questão dos vetos ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag) que os governadores de estados endividados querem derrubar. Eles defendem a utilização do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR) para reduzir a dívida estadual e buscam isentar Estados em calamidade pública, como o Rio Grande do Sul, do cumprimento do teto de gastos enquanto perdurar a crise.
Governadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul têm pressionado Alcolumbre e Motta para que o tema seja pautado.
