Tecnologia

Happen desenvolve habilidades de alunos do IFPE

Startup pernambucana levou a 'Academia Happen' para o instituto, com o objetivo de desenvolver habilidades essenciais para o futuro dos jovens

A Happen atua com o objetivo de desenvolver habilidades essenciais para o futuro dos jovensA Happen atua com o objetivo de desenvolver habilidades essenciais para o futuro dos jovens - Foto: Pixabay

A Happen, startup pernambucana que faz a análise e desenvolvimento de Soft e Digital Skills em organizações, foi uma das selecionadas no primeiro ciclo do Sebrae Open Innovation do Sebrae Pernambuco. Agora, a empresa partirá para a fase go to market (de mercado), com o objetivo de tornar o seu projeto uma solução para todo o mercado.
 
A solução apresentada foi a Academia Happen, que tem o intuito de identificar e desenvolver habilidades essenciais para o futuro dos jovens, de forma prática e ativa. O processo de aprendizagem acontece por meio de metodologias como o microlearning, gamificação e múltiplos formatos de conteúdo.
 
A Academia Happen passou por um teste no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Por um mês foram desenvolvidas habilidades como Comunicação, Liderança e Inteligência Emocional, com 65 alunos do IFPE. A taxa de adesão no período foi de 85% na finalização das trilhas de conteúdo. A negociação para a parceria foi feita com o professor Fernando Coelho, diretor de Extensão do IFPE.
 

A trilha que os alunos percorreram foi: Acesso a um mapeamento de soft Skills, onde eles entenderam qual o nível de desenvolvimento nas habilidades que seriam trabalhadas. A partir do mapeamento, os alunos foram direcionados para uma trilha de conteúdos (com comunicação, inteligência emocional e liderança) e, ao final dela, tiveram acesso a um Micro Certificado de conclusão da trilha.
 
Segundo a sócia da Happen, Ana Uriarte, um dos destaques da experiência é de que as ferramentas podem contribuir além do lado profissional dos estudantes. “Um ponto que muitos alunos ressaltaram após a utilização da plataforma, é que as habilidades propostas são importantes tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional de cada um deles. Na trilha, os alunos também tiveram acesso a metodologias educacionais como Microlearning, gamificação e múltiplos formatos de conteúdo. Todas essas são estratégias que a Happen utiliza pra gerar engajamento e motivação durante o uso da plataforma”, contou.
 
Ana aponta ainda que o desenvolvimento das habilidades contribui para o aprendizado na sala de aula. “Um ponto que também foi importante durante a experiência, foi a conexão com os professores. Eles viram como foi importante o desenvolvimento das habilidades para os alunos”, apontou.
 
Próximos passos
Para desenvolver a parceria firmada com o IFPE, a Happen busca expandir o uso do recurso. “Pretendemos ter uma expansão da utilização da plataforma, que inicialmente foi testada apenas por 3 turmas para as cadeiras de empreendedorismo de todos os Campus”, disse o sócio João Pedro Tompson.
 
Sebrae Open Innovation
No Sebrae Open Innovation a empresa recebe o suporte para desenvolver uma solução inovadora em um processo de inovação aberta. O programa tem o intuito de transformar os pequenos negócios do Estado. A intenção é descobrir novos produtos para o mercado, com uma possibilidade de investimento estimado em R$ 240 mil ao fim do ciclo.

O Sebrae Open Innovation é um programa de Inovação Aberta do Sebrae, que é executado pelo Softex Recife, Porto Digital, Cesar e o Centro de Informática (CIN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Veja também

Audi do Brasil lança nova linha do A3, A4 e A5 no Festival Interlagos
fmotors

Audi do Brasil lança nova linha do A3, A4 e A5 no Festival Interlagos

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS
Preço dos combustíveis

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS