IBGE lança "mapa-múndi invertido" com Brasil no centro para ressaltar "posição atual de liderança"
Presidente do instituto falou sobre o lançamento do mapa em rede social: "Ressaltar a posição atual de liderança do Brasil", disse
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, nessa quarta-feira (7), um "mapa-múndi invertido" que coloca o Brasil no centro.
Segundo o IBGE, a versão do mapa "traz uma nova perspectiva no momento em que o Brasil tem ativa participação nos debates e perspectivas do Sul Global e do cenário mundial, em especial por presidir o Brics e o Mercosul".
O mapa é considerado "invertido" por colocar o Sul global em cima, diferentemente das representações cartográficas tradicionais.
No site do instituto, o mapa pode ser adquirido por R$ 90. Para compras presenciais, na livraria do IBGE no Rio de Janeiro, há desconto de 30%, mas as retiradas só poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (12), por conta da "demanda".
Leia também
• De Pio X a Francisco: quanto tempo durou cada Conclave desde o século XX
• Argentinos são os que mais visitaram Pernambuco no primeiro trimestre de 2025
Em publicação na rede social X, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destacou o lançamento do novo mapa.
"A novidade busca ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como no Brics e Mercosul e na realização da COP 30 no ano de 2025", reforçou Pochmann.