Censo

IBGE prepara realização do Censo em 2022 para cumprir decisão do STF

Em comunicado, o instituto destaca que 'há necessidade urgente de recomposição do orçamento' para conclusão de etapas preparatórias do levantamento ao longo de 2021

Censo do IBGECenso do IBGE - Foto: Simone Mello/Agência IBGE Notícias

Leia também

• Com efeito da pandemia, vendas do comércio caem 0,6% em março, diz IBGE

• IBGE sugere vacinar equipes para Censo e discute adiar para 2022

• Inflação tem menor alta do ano e desacelera pelo segundo mês seguido na RMR, diz IBGE

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) prepara um plano para cumprir a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que estabeleceu a realização do Censo Demográfico em 2022. A direção do instituto confirmou a informação nesta terça-feira (18).

No mesmo comunicado, o IBGE destaca que "há necessidade urgente de recomposição do orçamento" para conclusão de etapas preparatórias do levantamento ao longo de 2021.

Produzido a cada 10 anos, o Censo mergulhou em impasse no país. A nova edição da pesquisa estava prevista para 2020, mas foi adiada para 2021 em razão da pandemia. O que acabou inviabilizando o trabalho neste ano foi o corte de recursos destinados ao levantamento.

O Orçamento de 2021, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, passou a prever R$ 53 milhões para o Censo. Antes, a quantia estimada era de R$ 2 bilhões, mas foi reduzida ao longo da tramitação do projeto no Congresso.

"Após votação do STF (Supremo Tribunal Federal), na sexta-feira (14 de maio), a Direção do IBGE prepara um plano para cumprimento da decisão judicial que estabeleceu a realização do Censo Demográfico em 2022", afirmou o IBGE.

"O projeto descreverá as demandas de recursos a serem repassados ao Instituto ainda este ano, para que o Censo ocorra no ano que vem - por enquanto, sem data definida. A prioridade, agora, é fechar a proposta, já que há necessidade urgente de recomposição do orçamento para conclusão de etapas preparatórias essenciais ao longo de 2021", acrescentou o órgão.

O impasse sobre o Censo causou preocupação entre especialistas. O temor é de que, sem o levantamento, o país amargue uma espécie de apagão estatístico, porque a pesquisa detalha condições de vida dos brasileiros. Na prática, as informações apuradas servem como base para políticas públicas e decisões de investimento de empresas.

Nesta terça-feira (18), IBGE informou ainda que, após elaborar o plano, serão retomadas reuniões para definir "as melhores condições e o período adequado para realização do Censo em 2022".

Veja também

Combinei com Haddad não tratar PEC de autonomia financeira do BC pela mídia, diz Campos Neto
BRASIL

Combinei com Haddad não tratar PEC de autonomia financeira do BC pela mídia, diz Campos Neto

Massa salarial alcança patamar recorde no trimestre até fevereiro, afirma IBGE
SALÁRIOS

Massa salarial alcança patamar recorde no trimestre até fevereiro, afirma IBGE

Newsletter