Economia

Identidade da família empresária em pauta no Recife

IBGC lançou, nesta quarta-feira (16), um caderno sobre a gestão de empresas familiares no Brasil

Valéria Café, diretora do IBGC, durante evento no RecifeValéria Café, diretora do IBGC, durante evento no Recife - Foto: IBGC/Divulgação

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) realizou, na manhã desta quarta-feira (16), o lançamento do caderno “Identidade da Família Empresária - Um elemento de coesão para a continuidade dos negócios. O título foi apresentado ao empresariado pernambucano no restaurante Solar do Douro, no JCPM Trade Center.

Focado na gestão empresarial familiar, o livro aborda aspectos de identidade da família, e como eles devem ser passados para o ambiente corporativo.

Contando com vários empresários e gestores, o evento foi uma oportunidade para mostrar que não há receita de bolo para a gestão de uma empresa familiar. “O que a gente vem percebendo é que a governança corporativa anda lado a lado com a governança familiar”, explica a diretora de vocalização do IBGC, Valéria Café.

“Para que a governança seja longeva e que a empresa cresça, é preciso desenvolver a forma como as famílias se estruturam”, comenta Valéria, destacando também que a maioria das empresas nacionais são familiares, representando 80% do quantitativo.

No caderno é possível conferir cinco identidades presentes em qualquer empresa, e que devem ser observadas nas famílias empresárias: a real, a percebida, a comunicada, a ideal e a desejada.

Além disso, são trazidas perguntas e reflexões, colocadas para auxiliar o gestor a ter uma maior compreensão da empresa. “Realizamos o evento por aqui por no Nordeste ainda serem muito fortes as empresas familiares”, comenta a coordenadora do Capítulo Pernambuco do IBGC, Carolina Queiroz.

Tanto o caderno apresentado nesta quarta quanto outros títulos do IBGC podem ser encontrados gratuitamente no “Portal do Conhecimento”. Com várias áreas abordadas na governança corporativa, desde empresas de capital fechado até as de capital aberto, é possível conferir conteúdos especializados e artigos sobre os temas.

Leia também:
Empresas familiares entre as melhores práticas de governança
O desafio da governança nas empresas familiares  

Próximas ações

Além do evento desta quarta-feira (16), o IBGC realizará eventos nos próximos meses na capital pernambucana. No próximo dia 11 de novembro, acontecerá o segundo grupo de discussão no auditório da EY, com o tema “Qual o valor da Governança? Quanto custa e o que agrega”.

Já no dia 19 de novembro, será a vez das startups ganharem espaço na discussão empresarial e de gestão. Isso porque será lançado um caderno com dicas e reflexões acerca do mundo das startups.

O título será lançado no Apolo 235, no Bairro do Recife, às 16h. Mais detalhes podem ser encontrados no site do IBGC. 

Veja também

Monitor smart MyView é lançado pela LG no mercado brasileiro nesta segunda-feira (22)
MERCADO

Monitor smart MyView é lançado pela LG no mercado brasileiro nesta segunda-feira (22)

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito
Acredita

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito

Newsletter