Economia

Indicadores de emprego apresentam piora em fevereiro

Indicador Antecedente de Emprego caiu 0,6 ponto e chegou a 82,9 pontos

Imagem ilustrativaImagem ilustrativa - Foto: Agência Brasil

Os dois indicadores de mercado de trabalho da Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentaram piora na passagem de janeiro para fevereiro. O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp) recuou 0,6 ponto e chegou a 82,9 pontos, em uma escala de zero a 200.

O Iaemp busca antecipar tendências do mercado de trabalho com base em entrevistas com consumidores e com empresários dos serviços e da indústria.

 

“Depois de um período de recuperação do Iaemp, que durou até o fim do ano passado, o início de 2021 mostra que esse não será um processo simples e que ainda há muitos obstáculos. O cenário ainda é muito incerto e o recrudescimento da pandemia torna ainda mais difícil a retomada de setores chaves para o emprego, como, por exemplo, o setor de serviços. Enquanto não for possível observar efeitos positivos da vacinação, é difícil pensar em resultados positivos para o mercado de trabalho”, disse o economista Rodolpho Tobler, da FGV.

O Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) subiu 0,5 ponto, para 99,3 pontos. O ICD, que mede a percepção do consumidor sobre o desemprego, é medido em uma escala invertida de 200 a zero, em que quanto maior a pontuação, pior é o desempenho.

Veja também

Pernambuco abre seleção com 45 vagas para médicos e técnicos de farmácia
SELEÇÃO

Pernambuco abre seleção com 45 vagas para médicos e técnicos de farmácia

Britânica vende por 10 mil libras broche comprado décadas antes por 20 libras
antiguidade

Britânica vende por 10 mil libras broche comprado décadas antes por 20 libras

Newsletter