PRODUÇÃO

Indústria tem leve alta na produção

A melhora foi puxada pela indústria automobilística

Senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE)Senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) - Foto: Divulgação

 

A trajetória de queda da indústria ainda não dá sinais de reversão. Dados da produção de novembro divulgados ontem pelo IBGE apontam um crescimento de 0,2% frente a outubro. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um recuo de 1,1% - a 33ª retração consecutiva na comparação anual. Os resultados surpreenderam negativamente analistas do mercado. Pesquisas das agências Reuters e Bloomberg apontavam uma expectativa média de altas de 2% e 1,3% no mês, respectivamente.

A categoria de bens semiduráveis e não duráveis foi a que apresentou maior queda no período, de 0,5%. Esses produtos, que englobam alimentos e vestuário, são diretamente ligados ao consumo das famílias, que ainda sofrem com altos níveis de endividamento e restrição no acesso ao crédito. Outro ramo com desempenho aquém do esperado foi o de coque, derivados de petróleo e biocombustível, cuja produção encolheu 3,3%, eliminando o avanço de 3% acumulado em setembro e outubro, segundo o IBGE.

Na outra ponta, o destaque positivo foi para os bens de consumo duráveis, com variação de 4% na comparação mensal e de 9% na anual, interrompendo uma série de 32 quedas consecutivas.

A melhora foi puxada pela indústria automobilística. Em novembro, a produção de veículos cresceu 22,4%, segundo a Anfavea, associação que representa as montadoras.

Esse avanço, contudo, está ligado à normalização das atividades nas fábricas da Volkswagen, que haviam sido parcialmente paralisadas. Na avaliação do Bradesco, os resultados indicam que a produção industrial seguirá em níveis baixos no curto prazo. O desempenho ruim deve ser refletido nos resultados do PIB do quarto trimestre, com um recuo de 0,9%, segundo a previsão do banco. O Itaú Unibanco, que esperava uma variação positiva de 2,6%, classificou o resultado como decepcionante, mas manteve a expectativa de alta da produção industrial para dezembro.

 

Veja também

Aeroporto de Manaus é retirado de leilão após decisão da Justiça
Economia

Aeroporto de Manaus é retirado de leilão após decisão da Justiça

Seteq abre cursos de capacitação profissional em Itaquitinga, Floresta, Ibimirim e Salgueiro
Qualificação

Seteq abre cursos de capacitação profissional em Itaquitinga, Floresta, Ibimirim e Salgueiro