Innovatio!! Pernambuco!!

Muitas vezes o entendimento da palavra estratégia é compreendido de forma errônea.

Rainier Michael, Cônsul da EslovêniaRainier Michael, Cônsul da Eslovênia - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Inovação significa criar algo novo. A palavra é derivada do termo latim innovatio...

Questiono diariamente se estamos acertando os alvos em nosso planejamento estratégico, não apenas nas empresas, mas dentro do posicionamento estratégico diplomático de Pernambuco com o Mundo e vice-versa.

Recentemente visitando a IEDC – International School of Management em Bled, Eslovênia, tive contato com a obra do Prof. Roger Martin, da Universidade de Toronto, Canadá; este sustenta que “Planejamento Estratégico não é Estratégia”.

Muitas vezes o entendimento da palavra estratégia é compreendido de forma errônea. O empresariado e o poder público têm dispendido uma grande quantidade de tempo e dinheiro preparando longos planejamentos estratégicos.

Geralmente o que observamos na prática é que estes, além de não ajudarem, não são colocados em prática. Poderia exemplificar com os termos amplamente utilizados em planejamentos estratégicos: Foco no Cliente (customer-oriented) ou Operacionalmente Eficiente (operationally effective); esses termos, na verdade, demonstram
nada mais que uma decisão de não sermos “estúpidos”. Isto não é uma estratégia para vencermos!

Se a “sua” estratégia não especifica as “suas” escolhas, provavelmente é uma estratégia que não mereceria ser compartilhada.

A essência de uma estratégia vencedora é razoavelmente simples; uma empresa/entidade e ou estado que quiser “fazer” muitas coisas ao mesmo tempo não irá muito longe. Você precisa fazer escolhas e escolher as que lhe darão sucesso!

Outra questão que não combina com planejamento estratégico é o “jeitinho”; não devemos depender da sorte, pois não é sinônimo de sustentabilidade!

No processo de escolhas, alguma das perguntas que devemos fazer são:

- Qual é a sua aspiração para ser vencedor?

- Como o “jogo” vai ser jogado?

- Quais as capacidades necessárias?

- Que sistemas de gestão serão necessários?

Em um mundo de grandes transformações, nós, usuários de smartphones, estamos muito mais “desenvolvidos”, ágeis e conectados que a maioria das empresas e instituições.

É frequente encontrar empresas, instituições empresariais e acadêmicas que pretendem ter uma atuação internacional, muitas delas intituladas de “cartão postal” de uma cidade ou região, que não possuem um site em Inglês/Espanhol e pessoas minimamente preparadas para dar prosseguimento em um processo de internacionalização.

Uma estratégia está baseada em escolhas e muito dialogo ao longo do processo, e não no plano!

O guru Henry Mintzberg disse: “ O ambiente é imprevisível e os fatores que interferem e interagem com a sua estratégia são inúmeros, consequentemente, a estratégia é algo que deve ser adaptada frequentemente”.

Precisamos criar e sustentar diálogos periódicos entre o empresariado, o poder público e o “Hub Consular” presente em Pernambuco se quisermos tirar o melhor proveito para o crescimento social e econômico sustentável.

Vamos inovar e sair da crise, juntos!

“A necessidade é a mãe da inovação”. Platão

*Empresário há 35 anos, Rainier Michael tem ampla experiência em trocas internacionais. O trabalho realizado por ele junto ao consulado esloveno, e designado “Diplomacia Econômica”, interpreta sob uma visão humana o desenvolvimento e o crescimento do Nordeste. Paulista de nascença, Michael se mudou para Pernambuco há dez anos, quando seus negócios no Estado cresceram de forma a tornar indispensável sua presença aqui. Seu comparecimento nos mercados pernambucanos, entretanto, é mais antigo do que isso. Antes de assumir o consulado, já era representante da Sociedade Brasil-Alemanha no Nordeste. É destacável, também, sua atuação enquanto presidente do Rotary Club Recife. ([email protected])

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Junho registra mais de 653 mil pedidos de seguro-desemprego
Desemprego

Junho registra mais de 653 mil pedidos de seguro-desemprego

Latam Brasil entra com pedido de recuperação judicial nos EUA
Latam

Latam Brasil entra com pedido de recuperação judicial nos EUA