INSS divulga datas para pagamento de benefícios

Os pagamentos da competência de janeiro serão iniciados no dia 25 do mesmo mês para aqueles que têm renda limitada ao piso nacional

É recomendável que quem tiver pendências com a previdência social, comece a resolvê-lasÉ recomendável que quem tiver pendências com a previdência social, comece a resolvê-las - Foto: Arquivo/Agência Brasil

As datas de pagamentos dos benefícios em 2019 para aposentados e pensionistas foram oficialmente divulgadas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O novo calendário segue a sequência de anos anteriores, que antecipa em cinco dias úteis o início dos créditos para parte dos segurados com renda mensal de até um salário mínimo.

Para aqueles que têm renda limitada ao piso nacional, os pagamentos da competência de janeiro serão iniciados no dia 25 do mesmo mês e terão sua conclusão em 7 de fevereiro. Já os beneficiários com ganhos acima do salário mínimo entrarão no novo calendário de pagamentos entre os dias 1º e 7 de fevereiro.

Leia também
Teto do INSS pode ir para R$ 5.883 em 2019
INSS pode perder 20% dos peritos em 2019
Reajuste do INSS menor que inflação deixa aposentados no vermelho


Ao consultar o calendário para saber a data exata em que o pagamento irá cair na conta em cada mês, o segurado deve observar o número final do seu cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. De acordo com o INSS, cerca de 34 milhões de aposentados e pensionistas estarão na folha de pagamentos da Previdência em 2019.

Nos meses em que as datas de pagamentos coincidem com feriados ou celebrações que interrompem o atendimento bancário, a ordem dos dias de liberação sofre alteração. Por isso, a definição do calendário do INSS tem a participação da Febraban (federação de bancos).

Consulta pela internet
Beneficiários que utilizam o aplicativo Meu INSS ou o site meu.inss.gov.br também podem conferir online datas e valores dos benefícios alguns dias antes do recebimento do benefício. Para fazer a consulta, o usuário deve acessar o campo "Histórico de Crédito de Benefício". Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 135, que atende de segunda a sábado, das 8h às 23h (horário de verão). O calendário também é publicado na página do INSS na internet.

Veja também

INSS inicia pagamento de segunda parcela do 13º salário a aposentados
Economia

INSS inicia pagamento de segunda parcela do 13º salário a aposentados

Confiança do consumidor atinge maior índice desde novembro de 2020
Economia

Confiança do consumidor atinge maior índice desde novembro de 2020