redes sociais

Instagram e Facebook são alvo de investigação por desinformação eleitoral na Europa

Esta é a quinta investigação oficial iniciada pela Comissão Europeia no âmbito da entrada em vigor da nova Lei de Serviços Digitais

Instagram e FacebookInstagram e Facebook - Foto: Lionel Bonaventure/AFP

A Comissão Europeia, o Executivo da UE, abriu uma investigação nesta terça-feira (30) contra as redes sociais Instagram e Facebook, suspeitas de não respeitarem suas obrigações na luta contra a desinformação antes das eleições europeias de junho.

Vários líderes políticos expressaram preocupação com a possível manipulação de opiniões por parte da Rússia.

"Esta Comissão adotou as ferramentas para proteger os cidadãos europeus da desinformação e da manipulação por parte de terceiros países", afirmou a presidência da instituição.

"Se suspeitamos de uma violação das regras, atuamos. É sempre assim, mas especialmente em um período de eleições", acrescentou.

Esta é a quinta investigação oficial iniciada pela Comissão Europeia no âmbito da entrada em vigor da nova Lei de Serviços Digitais, no ano passado, para lutar contra os conteúdos e produtos online ilegais.

"Iniciamos o procedimento contra a (empresa matriz) Meta para garantir que sejam adotadas medidas eficazes, em particular para impedir que as vulnerabilidades do Instagram e do Facebook sejam exploradas por interferências estrangeiras", declarou o comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton.

Na opinião da União Europeia, a Meta modera "de forma insuficiente" a publicidade e critica a divulgação de um grande número de anúncios que "representam um risco para os processos eleitorais", afirmou. E mencionou especialmente "campanhas publicitárias relacionadas com a manipulação de informação do exterior".

Veja também

Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos
COMUNICAÇÕES

Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos

Apple Watch chega hoje às lojas do Brasil. Entenda os novos recursos de saúde e esportes
TECNOLOGIA

Apple Watch chega hoje às lojas do Brasil. Entenda os novos recursos de saúde e esportes

Newsletter