Inteligêncial artificial é aliada das companhias
De acordo o estudo da Walker Information, estamos vivenciando o que eles chamam de “A Era do Cliente”
Não há nada mais gratificante para uma empresa do que ter a resposta de um cliente. Saber se ele gostou do produto ou serviço que ela oferta, por exemplo. No entanto, com a evolução do consumo, com cada vez mais pessoas dando essa resposta, tanto positiva quanto negativa para o mundo ver - pelas redes sociais -, nunca foi tão urgente o redimensionamento empresarial focado nessa demanda de consumo.
De acordo o estudo da Walker Information, estamos vivenciando o que eles chamam de “A Era do Cliente”, na qual os compradores sabem mais e esperam mais das empresas. Neste sentido, se destacam as empresas mais visionárias - aquelas que conscientemente e deliberadamente trabalham para antecipar as necessidades futuras e criar uma experiência que os consumidores valorizem.
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No Brasil, a Natura, por exemplo, tem se adequado para atender essas exigências. “Temos uma relação muito próxima com nossos clientes e, com isso, estamos sempre ouvindo suas aspirações e desejos, tanto presencialmente, como acontece com nossas consultoras, como nos canais que nos conectam com consumidores, pelas mídias sociais”, revela o diretor de Negócios Digitais da Natura, Murillo Boccia.
Da mesma forma que a Natura, não é difícil verificar grandes marcas se adaptando a essa realidade atualmente. Baseado no sucesso de assistentes pessoais como a Siri (encontrada no sistema operacional da Apple) e a Cortana (inteligência artificial da Microsoft), o banco Bradesco criou a sua própria: a BIA (Bradesco Inteligência Artificial). Disponível para os clientes a partir do aplicativo da empresa, a tecnologia traz diversas funções, dentre elas a conferência de extratos, a verificação de atualizações sobre a bolsa de valores, além de processos como transferências bancárias e pagamentos.
E o Bradesco não está sozinho nesta evolução no atendimento: o grupo NET/Claro implementou em sua operação de cobrança pontos de atendimento digitais com interações por voz, WhatsApp, SMS, Telegram e Facebook, todos integrados entre si e com uma comunicação contínua.
De acordo com o executivo Alberto Sampaio de Oliveira, diretor de Relacionamento com o Cliente da VoxAge, companhia desenvolvedora de soluções multicanal de atendimento, apesar de inovadoras, a implementação destas tecnologias é apenas o começo na trajetória da otimização dos serviços para a melhoria da vida dos consumidores. Para ele, treinar a inteligência artificial a realizar os atendimentos e retroalimentar o sistema com os ensinamentos, por exemplo, é um desafio ainda maior.