Consumidor

Intenção de consumo das famílias pernambucanas recua em outubro

Indicador medido pela CNC mostra que os pernambucanos estão receosos em consumir neste momento

Índice de Consumo das Famílias (ICF) pernambucanas diminuiu em outubroÍndice de Consumo das Famílias (ICF) pernambucanas diminuiu em outubro - Foto: Bruce Bennet/Getty Images North America/AFP

A intenção de consumo das famílias (ICF) pernambucanas voltou a recuar em outubro, após duas altas consecutivas. O resultado vai de encontro com o ICF nacional, que registrou a segunda alta seguida. A retração em relação a setembro foi de 0,3, chegando a 59,3 ponto. Para o economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos, o resultado foi um reflexo de um mercado de trabalho ainda muito deteriorado e sem condições de dar respostas mais rápidas na geração de emprego formal.  

Variando de 0 a 200, o indicador considera satisfatório quando o ICF está acima de 100, o que não acontece desde 2015. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, o valor do ICF registrado em outubro de 2020 no Estado apresentou uma queda de 26,1 pontos, o que já era esperado devido à pandemia. 

Alguns fatores influenciaram para que o resultado fosse negativo. A diminuição no valor do auxílio emergencial teve um maior impacto no Nordeste devido à renda média dos moradores da região, que é mais baixa quando comparada ao sul e sudeste, por exemplo. Isso faz com que a intenção de consumo dos nordestinos seja menor.  

O nível de endividamento das famílias também é outro ponto que contribuiu negativamente para a redução do índice. “O percentual de famílias que informa ter conta em atraso ou já se encontra inadimplente continua preocupante, visto que esta condição retira o crédito e limita o orçamento”, analisa Rafael Ramos.  

O terceiro fator, segundo o economista, é o mercado de trabalho formal, que ainda não apresentou aquecimento suficiente para voltar a gerar vagas a um nível considerado ideal. “Para novembro, a expectativa é de retorno de alta da intenção de consumo devido a Black Friday, além de ter o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário” projeta Rafael Ramos. 

Veja também

Campos Neto: Banco Central está relativamente tranquilo com inflação
economia

Campos Neto: Banco Central está relativamente tranquilo com inflação

Tesouro terá recursos para cobrir vencimentos da dívida até abril
economia

Tesouro terá recursos para cobrir vencimentos da dívida até abril