Economia

Investimentos voltam a cair em novembro, diz Ipea

Números contêm ajuste sazonal, ou seja, já levam em conta as especificidades e a conjuntura do período

Violência contra mulheres vai ser debatida em seminárioViolência contra mulheres vai ser debatida em seminário - Foto: Marcos Santos/USP

O Indicador de Formação Bruta de Capital Fixo, divulgado nesta segunda (9) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), caiu 1,1% em novembro de 2016 na comparação com outubro. As informações são da Agência Brasil.

Em relação a novembro de 2015 a queda foi maior: 11,4%. Os números contêm ajuste sazonal, ou seja, já levam em conta as especificidades e a conjuntura do período de medição.

O indicador considera os investimentos em construção civil e em máquinas e equipamentos. O Ipea destacou que, apesar do recuo em novembro, é a menor queda mensal desde julho.

Os dois componentes do índice comportaram-se de forma diferente em novembro. O consumo aparente de máquinas e equipamentos recuou 4,3%, enquanto o indicador da construção civil cresceu 1,8% sobre outubro, interrompendo sequência de três quedas.
Bens de capital

O Ipea informou que, dentro do consumo de máquinas e equipamentos, houve alta de 3,6% na produção de bens de capital na comparação com outubro. No entanto, a alta na produção foi anulada pela elevação das exportações desse tipo de bem. A alta nas vendas eternas foi puxada, principalmente, pela exportação de uma plataforma de petróleo no período.

O indicador da compra de máquinas e equipamentos ajuda a medir as compras de meios de produção pela indústria e, consequentemente, sua intenção de produzir. O índice corresponde à produção industrial doméstica somada das exportações e diminuída das exportações do setor.

Veja também

"Estamos trazendo a inflação para a meta com grande sucesso", diz Campos Neto
Banco Central

"Estamos trazendo a inflação para a meta com grande sucesso", diz Campos Neto

Ouro fecha em alta e renova recorde histórico
MERCADO

Ouro fecha em alta e renova recorde histórico

Newsletter