Ipem-PE fiscaliza itens de Carnaval
Inspeção visa garantir que o consumidor não seja lesado por produtos danificados
Os produtos são foco na inspeção são serpentinas, confetes, fantasias e brinquedos voltados para a folia, como chocalhos e apitos. Os técnicos verificam se as etiquetas fixadas nos produtos identificam o peso ou quantidade corresponde ao que está indicado na embalagem.
“Essa inspeção visa garantir que o consumidor não seja lesado e esteja levando para casa o que realmente comprou”, afirmou supervisora de laboratório de produtos pré-medidos do Ipem, Eduarda Heloise.
Para evitar dores de cabeça os comerciantes, antes mesmo de comprarem qualquer produto, devem verificar as informações nas embalagens, recomenda a supervisora. Os clientes também devem ficar atentos quando forem comprar os produtos para os dias da festividade.
"É papel dos clientes verificar se o que estão levando para casa é aquilo mesmo que está descrito na embalagem", alertou.
Se mesmo assim o cliente se sentir lesado, deve cobrar pelos seus direitos, aconselhou a supervisora Eduarda. Ela ainda destacou a necessidade de denunciar as irregularidades ao Instituto.
“Vale lembrar que o consumidor, ao ligar, deverá ter em mãos os dados da loja como endereço, bairro, número da loja e especificar a irregularidade”, destacou.
O consumidor que perceber algo de errado no estabelecimento ou notar que o produto não corresponde às informações contidas na embalagem pode enviar denúncias para a Ouvidoria do órgão pelo telefone 0800 081 1526.
Veja também

Tecnologia e Games
TNT e SoulCode Academy oferecem cursos gratuitos de programação
