Imposto de Renda 2024

IR: já está disponível informe de rendimentos dos aposentados e pensionistas do INSS

Beneficiários do instituto, ligado ao Ministério da Previdência, podem tirar extrato no site do órgão ou no aplicativo Meu INSS

Documento que lista os ganhos do contribuinte em 2023 pode ser acessado pelos segurados pelo site do INSS ou pelo aplicativo Meu INSSDocumento que lista os ganhos do contribuinte em 2023 pode ser acessado pelos segurados pelo site do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS - Foto: Reprodução

O ano de 2024 já está perto de encerrar o segundo mês e começa a chegar a hora de os contribuintes prestarem contas à Receita Federal. Pelo menos os que estão acima do limite de isenção do Imposto de Renda. Aposentados e pensionistas já podem começar a se organizar para a declaração.

A entrega da declaração do IRPF de 2024, referente aos rendimentos de 2023, será entre os dias 15 de março e 31 de maio. Devem declarar os contribuintes que totalizaram rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2023, cerca de dois salários mínimos por mês.

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como aposentados e pensionistas, já podem começar a fazer as contas e reunir documentos. O principal deles, o informe de rendimentos para declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física de 2024, já está disponível a partir de hoje.

O documento que lista os ganhos do contribuinte em 2023 pode ser acessado pelos segurados pelo site do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS. Também é possível acessá-lo por meio do banco em que a pessoa recebe o benefício.

Como obter o informe?
Veja o passo a passo para emitir o informe de rendimentos:

Acesse o site: meu.inss.gov.br/

Clique em "Entrar com Gov.br"

Insira o CPF para fazer o login ou cadastrar senha

Desça a tela e encontre a aba "Outros Serviços"

Nela, clique em "Ver Mais"

Clique no ícone com a frase "Extrato do Imposto de Renda"

Selecione o ano-calendário 2023

Escolha o extrato que deseja

Salve o documento em PDF

Veja também

Pernambuco acumula criação de 4,6 mil novos postos de trabalho em 2024
Empregos

Pernambuco acumula criação de 4,6 mil novos postos de trabalho em 2024

Pacheco prevê projeto sobre taxação de importados como prioridade na próxima semana
economia

Pacheco prevê projeto sobre taxação de importados como prioridade na próxima semana

Newsletter