Exportação

Japão suspende temporariamente importação de carne de frango do Espírito Santo

Apesar do estado representar apenas 0,1% do total, esse tipo de ação pode prejudicar a imagem do produtor brasileiro no exterior

Ministério da Saúde destacou que a transmissão da gripe aviária acontece por meio do contato com aves doentes ou mortas.Ministério da Saúde destacou que a transmissão da gripe aviária acontece por meio do contato com aves doentes ou mortas. - Foto: Pixabay

O Japão anunciou, na última quarta-feira (28), a suspensão temporária das importações de carne de frango do Espírito Santo. As autoridades japoneses afirmam ter tomado a medida após o surgimento de um caso de gripe aviária em uma criação de subsistência — ou seja, voltada para o consumo do produtor — no município de Serra.

Os japoneses não compram carne de frango ou de qualquer outra ave do Espírito Santo e o estado tem uma parcela de apenas 0,19% do total exportado pelo Brasil. Mas esse tipo de ação pode prejudicar a imagem do produto brasileiro no exterior.

A suspensão levou o governo brasileiro a pedir explicações do governo japonês. Segundo o Ministério da Agricultura, a confirmação do caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no local não altera o status do Brasil na Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) "e não é o acordado no protocolo sanitário entre as partes". O órgão informou que aguarda uma resposta.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou uma nota lamentando a decisão do Japão. A entidade reforçou a afirmação do Ministério da Agricultura, de que a medida não está em linha com as orientações da OMSA. O organismo internacionalo indica suspensão de comércio apenas em casos registrados em produção comercial.

"Cabe lembrar que a avicultura industrial do Brasil segue sem qualquer registro da enfermidade", diz um trecho da nota, acrescentando que o caso foi verificado em uma ave de 'fundo de quintal'

A ABPA esclareceu que não há qualquer risco de transmissão da enfermidade por meio do consumo de produtos. Essa informação, destacou a entidade, é respaldada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela OMSA e por todos os órgãos internacionais de saúde humana e animal.

Veja também

STF tem maioria para rever pontos da Reforma da Previdência: veja o que pode mudar para servidores
SERVIDOR PÚBLICO

STF tem maioria para rever pontos da Reforma da Previdência: veja o que pode mudar para servidores

Conheça o bilionário americano que sonha em comprar o TikTok para salvar a internet das "Big Techs"
NEGÓCIOS

Conheça o bilionário americano que sonha em comprar o TikTok para salvar a internet das "Big Techs"

Newsletter