Jardins se adaptam aos pequenos espaços
Consumidores em busca do cultivo movimentam mercado que faturou R$ 6 bi em 2015
Uma boa pesquisa é fundamental para o sucesso da iniciativa. Não faltam interessados nessa nova tendência e o mercado se adequa à demanda crescente, que passa longe da crise e comemora números positivos. O setor de venda de flores e plantas teve um faturamento de R$ 6 bilhões em 2015. As perspectivas para 2016 são de crescimento de 6% a 8% neste ramo, que gera quase 200 mil empregos diretos no País, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) .
Espaço escolhido, hora de optar pelas plantas que serão cultivadas nele. E opções para isso não faltam, já que o mercado de flores e plantas conta com cerca de 8 mil produtores no Brasil, cultivando mais de 350 espécies, com cerca de três mil variedades.
Por fim, para o plantio e manutenção são necessários cuidados também com os objetos escolhidos e produtos. No caso de usar vasos, é importante escolher bem o tamanho, o material do qual é feito e quais plantas serão colocadas neles. As ferramentas são fundamentais. Em lojas de jardinagem também é possível encontrar kits para ajudar na tarefa. Adubos e fertilizantes orgânicos também entram na lista de cuidados.
A internet também é uma aliada e tanto na hora de planejar o novo ambiente. “Com as redes sociais e sites especializados, as dificuldades de escolha e possibilidades de erro são praticamente descartadas. Esses ambientes virtuais, em muitos casos, servem como referência importante para os iniciantes”, indica Kozmhinsky.