Oportunidade

Linhas de crédito para iniciar seu negócio

Bancos e Governo do Estado oferecem opções para quem pretende começar a empreender

DinheiroDinheiro - Foto: Divulgação

Para quem sonha em começar um projeto, mas não tem dinheiro inicial para investir, a opção pode ser solicitar uma linha de crédito. Alguns bancos e até mesmo o Governo Estadual são opções para que o microempreendedor comece seu negócio.

A Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) possui uma linha de crédito chamada Crédito Popular. Nela, é possível obter até R$ 3 mil em empréstimo, para ser pago em até 12 meses e com juros de 1,49% ao mês. Por causa da pandemia de Covid-19, a linha está com carência de 90 dias para começar a pagar. Se o empreendimento ainda não existe, é necessário apresentar o plano de negócios. Para ajudar na elaboração, a AGE indica que o empresário procure o Sabrae para receber as orientações necessárias.

O Banco do Nordeste possui o maior programa de microcrédito do país, chamado de Crediamigo. Para conseguir o crédito, é necessário que a empresa tenha faturamento de até R$ 200 mil ao ano. Caso o empreendedor vá abrir o negócio sozinho, ele deverá apresentar uma garantia ao banco. Se não tiver a garantia, o microempresário pode solicitar o crédito em grupo, em que é preciso reunir os empreendedores que morem ou trabalhem próximos. Esta união possibilita o aval solidário, que é a garantia conjunta para o pagamento das prestações.

Caso o empreendedor não consiga obter uma linha de crédito, o contador e analista do Sebrae, Luiz Nogueira, cita algumas opções para conseguir esse apoio: “Um meio para conseguir investimentos é participando de eventos que acontecem no mercado onde os investidores avaliam as ideias postas. Outro caminho é o financiamento coletivo, conhecido como vakinha virtual, onde você apresenta seu projeto e a plataforma online faz a captação de recursos. Algumas prefeituras também fazem ações pontuais com instituições financeiras para fomentar o empreendedorismo. Para isso é preciso que a pessoa fique atenta às oportunidades e procure o Sebrae para ajudarmos nessa busca”, detalhou Luiz.

 

Veja também

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes
benefício

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Concurso Unificado terá detector de metal e coleta de digitais
PROVA

Concurso Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

Newsletter