SETOR AÉREO

Lufthansa tem prejuízo líquido de € 3,6 bilhões no 1º semestre

A empresa fez em julho 20% dos voos que efetuava antes da crise

LufthansaLufthansa - Foto: Aero Icarus

A Lufthansa, maior empresa europeia do setor de aviação, que escapou da falência graças à ajuda do Estado, registrou prejuízo líquido de 3,6 bilhões de euros (4,275 bilhões de dólares) no primeiro semestre, sendo 1,5 bilhão no segundo trimestre, quando a pandemia de COVID-19 praticamente paralisou o transporte aéreo mundial.

O grupo, que registrou queda de 96% no número de passageiros no segundo trimestre de 2020 na comparação com o mesmo período do ano anterior, prevê um resultado operacional negativo no segundo semestre, apesar da retomada dos voos. 

A empresa fez em julho 20% dos voos que efetuava antes da crise e calcula que no quarto trimestre chegará a 50%.

A Lufthansa, que desde o plano de resgate tem como principal acionista o Estado alemão, indicou que é "irreal" tentar cumprir o plano de corte de 22.000 postos de trabalho sem demissões.

"Com a evolução do mercado de transporte aéreo e das negociações com os interlocutores sociais, o objetivo de evitar dispensas por meio de aposentadorias antecipadas, demissões voluntárias ou reduções de salários se torno algo irreal também na Alemanha", explica a empresa em um comunicado.

Até o momento, a Lufthansa já dispensou 8.000 funcionários, principalmente no exterior. O corte de postos de trabalho é parte de um plano para melhorar a produtividade da empresa em 15%.

A Lufthansa pretende vender mais de 100 aviões da frota de 760 aeronaves e reduzir em 20% o número de funcionários do departamento executivo. "Estamos enfrentando uma escassez no transporte aéreo mundial", afirmou o presidente da Lufthansa, Carsten Spohr, para quem o tráfego aéreo retornará ao nível anterior à pandemia apenas em 2024.Frankfurt am MainAlemanha | AFP | quinta-feira 06/08/2020 - 06:05 UTC-3 | 281 palavras

Veja também

Senado dos EUA dá prazo para TikTok cortar laços com controladora chinesa para evitar ser banido
TECNOLOGIA

Senado dos EUA dá prazo para TikTok cortar laços com controladora chinesa para evitar ser banido

13º salário do INSS: aposentados e pensionistas começam a ser receber; veja calendário 2024
BRASIL

13º salário do INSS: aposentados e pensionistas começam a ser receber; veja calendário 2024

Newsletter