Economia

Mais três cidades beneficiadas com as águas do São Francisco

Em evento na cidade de Cabrobó, o ministro da Integração, Helder Barbalho, autorizou as águas para municípios do sertão de Pernambuco

Evento de abertura das comportas do reservatório Serra do LivramentoEvento de abertura das comportas do reservatório Serra do Livramento - Foto: Divulgação

As cidades de Salgueiro, Terra Nova e Cabrobó, localizadas no sertão pernambucano, serão beneficiadas com o abastecimento de água a partir do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Ontem, em agenda realizada no município de Cabrobó, o ministro da Integração, Helder Barbalho, autorizou a abertura das comportas do novo reservatório Serra do Livramento, que faz parte do Eixo Norte do projeto.

Segundo o ministério, cerca de nove mil pessoas da cidade de Terra Nova serão beneficiadas com reforço hídrico nas residências a partir dos próximos dias, também contribuindo para o desenvolvimento da agricultura local. Com a inauguração de ontem, as águas do Rio São Francisco irão percorrer os canais em direção aos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O trajeto é iniciado na captação do manancial em Cabrobó e seguirá até a terceira e última estação de bombeamento (EBI-3) da etapa, em Salgueiro, percorrendo mais de 26 quilômetros de percurso.

As águas do São Francisco atingirão mais da metade do primeiro trecho (1N) do Eixo Norte, chegando a 80 quilômetros. Ao todo, a meta 1N tem 140 quilômetros de extensão, com o propósito de levar a água a partir desse ponto para os demais estados beneficiados. A expectativa informada pelo ministro, que vistoriou as obras, é que a meta 1N seja finalizada em meados deste ano em Jati, no Ceará.

Leia também:
Transposição do São Francisco leva água a 1 milhão de pessoas de Pernambuco e Paraíba
Eletrobras: relator quer criar agência para cuidar do Rio São Francisco

Ainda na ocasião, Barbalho afirmou que o Governo Federal entregará o Eixo Norte até o fim deste ano. Atualmente, esta etapa está 95% finalizada, organizada em três metas de execução (1N, 2N e 3N) com total de 260 quilômetros de extensão. A estimativa é que, após o trecho concluído, sete milhões de pessoas sejam beneficiadas com a água nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em fevereiro deste ano, o presidente Michel Temer esteve no município de Cabrobó para inauguração da segunda estação de bombeamento do Eixo Norte do projeto. O trecho leva a água pelos canais até o açude Nilo Coelho. O outro trecho de transferência da água, o Eixo Leste, vem garantindo o abastecimento de água para quase um milhão de pessoas de Pernambuco e da Paraíba desde março do ano passado.

Veja também

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda
IRPF

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda

Spotify reverte prejuízo e tem lucro de 197 milhões de euros no 1º trimestre
Streaming

Spotify reverte prejuízo e tem lucro de 197 milhões de euros no 1º trimestre

Newsletter