Mercado pernambucano de franquias em expansão

Pernambuco tem se destacado, afinal, o número de franquias local saltou de 432 redes, em 2017, para 500, no ano passado, crescimento de 16%

Grupo BonaparteGrupo Bonaparte - Foto: Divulgação

Na contramão do desempenho tímido da economia nacional, o setor de franquias segue em franco crescimento. Para se ter uma ideia, nos últimos 12 meses o segmento acumula um crescimento de 7,5%. E de acordo com estimativas da Associação Brasileira de Franchising (ABF), deve fechar 2019 com alta média de 9% no faturamento.

Neste cenário, Pernambuco tem se destacado, afinal, o número de franquias local saltou de 432 redes, em 2017, para 500, no ano passado, crescimento de 16%. E o faturamento do setor acompanha essa expansão, atingindo R$ 4,7 bi, alta de 7,8% em relação a 2017. E ao que depender dos franqueadores locais, a projeção é de cresce ainda mais.
Um exemplo dessa expansão pode ser encontrado na rede pernambucana de franquia de cosméticos, a Yes! Cosmetics. No último ano, o faturamento da rede cresceu mais de 60%. Atualmente, a marca conta com mais de 90 unidades, entre lojas próprias e franqueadas, espalhadas pelo Brasil e projeta ampliar em mais 60 unidades fraqueadas, até o fim deste ano, sua presença em todo o País.

"O ano de 2018 foi muito positivo para nós. Tivemos um crescimento de mais de 32% da nossa rede de franquias e estamos presentes em 19 unidades federativas. Agora, o nosso foco é estar em todos os estados brasileiros e ampliar ainda mais o acesso dos nossos clientes aos nossos produtos”, revela o vice-presidente da rede, Felipe Espinheira.

A também pernambucana e única franquia do segmento de educação técnica do País, a Grau Técnico também comemora os resultados positivos dos últimos anos para o setor. E não à toa, visto que conseguiu ampliar em 125% o número de unidades. “Atualmente estamos com 42 escolas em operação em todas as regiões do Brasil. No entanto, até o fim deste ano, a tendência é chegar a 72 unidades franqueadas e cobrir todo o território nacional”, adianta o gerente de marketing da rede, Elielson Filho.

Leia também: 
Faturamento do setor de franquias cresce 5,1% no primeiro trimestre
Franquias devem crescer 9% este ano
Grau Técnico investe em franquias

E para conseguir a meta de crescimento, as franqueadoras pernambucanas devem utilizar a ABF Expo, que acontece de 26 a 29 do próximo mês, em São Paulo, como vitrine para ampliar a presença de suas marcas em território nacional. “Estamos investindo pesado na participação desta edição, pois a Expo nos dá um retorno espetacular. Por isso, vamos montar uma estrutura de 110 m² com direito a uma loja e quiosque em tamanhos real para que o cliente tenha percepção real da operação”, explica Espinheira, que leva a marca pela quarta vez ao evento.

Também pelo quarto ano, o grupo pernambucano Grau Educacional chega à ABF Expo 2019, em um estande com 72 m², no auge de sua expansão em todo o Brasil. “A nossa presença na feira é essencial para atingir a nossa meta de expansão”, destaca Elielson Filho.

Com mais de 20 anos de credibilidade no mercado, o Grupo Bonaparte também participa do evento. Desta vez, com quatro marcas, incluindo os restaurantes Bonaparte e Co.WOK, em um estande de 90 m². Além disso, o grupo vai aproveitar o evento para lançar a primeira franquia do País no segmento de cerveja artesanal, segundo o CEO do Grupo, Leonardo Lamartine. 

Como também responde pela diretoria regional do Nordeste da ABF, Lamartine explica o porquê da feira de franquias ser um sucesso tão grande entre os franqueadores. “Quando você reúne em um único espaço 68 mil pessoas dispostas a pagar para entrar em um local de oportunidades, percebemos o porquê a feira é a maior do mundo de seu segmento. Afinal, esse público vai ao evento disposto a fazer de fato negócio”, conclui Lamartine.

 

Veja também

Fretamento aéreo vive seu pior momento em Manaus
Amazonas

Fretamento aéreo vive seu pior momento em Manaus

Governo estuda desoneração linear para gerar emprego
Economia

Governo estuda desoneração linear para gerar emprego