Economia

Mesmo contra Bolsonaro e Maia, Guedes defende nova CPMF para empresários

A uma plateia de empresários e executivos de grandes empresas, Guedes disse que prefere "abraçar um imposto horroroso" se, com isso, conseguir desonerar a folha de pagamento

Ministro da Economia, Paulo GuedesMinistro da Economia, Paulo Guedes - Foto: Divulgação / Ministério da Economia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu na noite dessa terça-feira (20), em São Paulo, a volta de um imposto sobre transações financeiras nos moldes da antiga CPMF como substituto à cobrança tributos sobre a folha de pagamento das empresas.

A uma plateia de empresários e executivos de grandes empresas, Guedes disse que prefere "abraçar um imposto horroroso" se, com isso, conseguir desonerar a folha de pagamento. "É o [ponto] controverso [da reforma tributária]. Vamos deixar esse dilema. Querem 20% de encargos trabalhistas e 13 milhões de pessoas sem emprego? Deixa do jeito que está. Eu preferiria não ter de recorrer a isso, mas acho a oneração de folha de pagamento um crime contra brasileiros", afirmou.

Leia também:
Governo vai privatizar 17 estatais neste ano, diz Guedes
Guedes: Brasil sai do Mercosul se Argentina frear abertura do bloco
Bolsonaro não descarta privatização da Petrobras, diz Guedes


Segundo o ministro Guedes, na fala aos empresários, a CPMF funcionou durante quase 13 anos. Para ele, se a alíquota do imposto for pequena, "não machuca". "Quando o Fernando Henrique [Cardoso] lançou esse imposto, todo o mundo apoiou porque arrecada rápido", disse. "Hoje, um jovem vai chegar e ter o primeiro emprego, saindo da faculdade para trabalhar, 1000 de salário e custa 2000. Precisa reduzir os encargos trabalhistas. Entre um imposto horroroso e a opção pela desoneração da folha, prefiro abraçar o feioso."

Ao falar antes de Guedes, contudo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que também estava no evento, reforçou a oposição à proposta. Maia vem dando declarações públicas de que a CPMF não será aprovada pelos deputados. "Eu era presidente nacional do DEM em 2007 e nós derrubamos a CPMF. O presidente da República [Jair Bolsonaro] disse que é contra também. Não vamos brigar com ninguém, ele é contra também", afirmou.

Guedes e Maia se dizem otimistas quanto à aprovação das reformas previdenciária, tributária e do novo pacto federativo. "Está havendo a coalizão política, mesmo que não explícita e no meio de pedrada e tiroteio, mas todos entendem que tem que mudar a forma de fazer política e estão fazendo isso construtivamente", afirmou o ministro. O evento foi promovido pelo jornal Valor Econômico.

Veja também

ANEEL aprova Reajuste Tarifário Anual 2024 da Neoenergia Pernambuco
Neoenergia

ANEEL aprova Reajuste Tarifário Anual 2024 da Neoenergia Pernambuco

'Estamos preparando aumento de salário para todas as carreiras', afirma Lula
negociação

'Estamos preparando aumento de salário para todas as carreiras', afirma Lula

Newsletter