MUNDO

Mineradora da Noruega descobre depósito de minerais que pode abastecer carros elétricos por 50 anos

De acordo com a empresa, além da rocha fosfática, carregada com o fósforo mineral, o depósito ainda reúne montantes de vanádio e titânio

Mineradora da Noruega afirma ter descoberto depósito com até 70 bilhões de toneladas de rocha fosfática Mineradora da Noruega afirma ter descoberto depósito com até 70 bilhões de toneladas de rocha fosfática  - Foto: Divulgação/Norge Mining

Uma mineradora da Noruega anunciou a descoberta de um depósito de minerais capaz de abastecer carros elétricos e fornecer energia para painéis solares por 50 anos. A Norge Mining estimou que a reserva some até 70 bilhões de toneladas de fósforo, o suficiente para atender a demanda das cinco próximas décadas de um dos ativos mais importantes para a economia da União Europeia.

De acordo com a empresa, além da rocha fosfática, carregada com o fósforo mineral, o depósito ainda reúne montantes de vanádio e titânio, também considerados estratégicos para a economia europeia.

Até então, a maior quantidade de rocha de fosfato havia sido localizada na região ocidental do Saara, no Marrocos, com cerca de 50 bilhões de toneladas, segundo a BBC. A rede britânica destaca que a demanda global por fósforo chega a 50 milhões de toneladas, por ano.

Atualmente, cerca de 90% do fosfato extraído de rochas é usado pela indústria agrícola, na produção de fertilizantes. Como se trata de um recurso finito na natureza, especialistas temem que a dependência do fosfato nesse segmento leve, no futuro, a uma possível escassez de alimentos. A aplicação industrial do fósforo também preocupa pelo impacto ambiental, já que o fertilizante fosfatado que escorre com a água da chuva tem sido vinculado à proliferação de algas em rios.
 

Além disso, nos últimos anos, o fósforo passou a ser considerado estratégico para a indústria de chips de computador, painéis solares e baterias usadas em carros elétricos. Os dois últimos têm ganhado impulso no mercado pelos benefícios prometidos ao meio ambiente. No entanto, a extração e o refino do fósforo pode ser altamente poluentes. Com isso, a Norge Mining tem afirmado que vai usar as técnicas de captura e armazenamento de carbono para reduzir emissões durante o processo.

Veja também

Lula: Não tenho medo de reitor; quero ter relação mais democrática possível
Lula

Lula: Não tenho medo de reitor; quero ter relação mais democrática possível

Starlink mini: serviço de internet de Elon Musk lança antena portátil
Elon Musk

Starlink mini: serviço de internet de Elon Musk lança antena portátil

Newsletter