Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Indústrias

Ministro de Minas e Energia visita Senai-PE nesta segunda-feira (10)

Evento reuniu ainda grandes nomes do setor político e industrial

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participa de evento com empresários no SenaiO ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participa de evento com empresários no Senai - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

A convite do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Bruno Veloso, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira (PSD), esteve no Recife, nesta segunda-feira (10), em visita à sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O evento também contou com a participação do presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro; do Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Adamo Sampaio Mendes; do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti; e de outras autoridades políticas e grandes nomes do empresariado nacional.

Durante a visita, o grupo teve a oportunidade de conhecer o funcionamento do Observatório,uma criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai-Pe), que atua como um centro de inteligência focado em impulsionar o desenvolvimento regional, por meio da produção de informações estratégicas, estudos prospectivos e pesquisas primárias e secundárias com foco em soluções eficientes para o setor industrial.

Além de ser um espaço físico de desenvolvimento, o Observatório também é uma ferramenta que fornece um hub de dados focado em impulsionar a indústria, por meio do mapeamento do comportamento do consumidor, geração de tendências e apoio a decisões estratégicas para os principais setores produtivos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Ao destacar a importância da presença do ministro no evento, o presidente da Fiepe, Bruno Veloso, reforçou o peso do debate energético para o setor produtivo.

“O ministro comanda um ministério de importância fundamental, não só para o país inteiro, mas principalmente para a indústria. Dentro da indústria, o custo com energia pode representar de 10% a 40% do produto final. Veja a importância que é a energia dentro da produção brasileira”, afirmou.

Veloso também comentou a distorção entre o custo de geração de energia no Brasil e o preço cobrado ao setor industrial.

“Sabemos que a energia no Brasil é uma das mais baratas para se produzir, mas é vendida como uma das mais caras do mundo. Isso tira a competitividade da nossa indústria. Por isso, esse tema da energia é fundamental para todos nós. Estamos muito honrados com a presença do ministro e esse debate seguirá em nossa agenda”, completou.

Durante o evento, o ministro Alexandre Silveira ressaltou que o tema da energia está no centro dos grandes debates internacionais. “Tanto no Oriente Médio, quanto nos Estados Unidos e na Europa, não há hoje tema mais debatido no mundo do que a transição energética, a segurança energética e a segurança alimentar”, afirmou.

Silveira destacou ainda o impacto geopolítico desses temas, especialmente após a guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Ficou muito clara a necessidade de os países buscarem caminhos para garantir sua segurança, tanto energética quanto alimentar, depois dos eventos da guerra, que deixou a Europa social e economicamente abalada em consequência do corte no fornecimento de energia pela Rússia”, explicou.

O ministro também pontuou os desafios enfrentados pelo Brasil.

“Nosso desafio tem sido manter o equilíbrio. Como bem colocou o presidente Bruno Veloso, precisamos assegurar a segurança energética do país, mas também garantir a mobilidade tarifária — outro grande desafio que estamos enfrentando”, concluiu.

Silveira destacou ainda o potencial de Pernambuco para se tornar um hub de combustível sustentável.

“O governo federal está implementando as políticas necessárias para impulsionar a nova economia. A transição energética já é uma realidade, e o Brasil, com a melhor matriz energética do mundo, precisa aproveitar essa oportunidade para atrair data centers, fomentar a inteligência artificial e fortalecer a nossa indústria. Isso significa mais emprego, mais renda e a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, solidária e unida”.

Segundo o presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro, as inovações feitas pelo sistema FIEPE carregam uma relevância importante para o avanço da agenda econômica de Pernambuco.

“É uma grande honra ter recebido o convite do presidente Bruno Veloso para estar aqui na Federação das Indústrias, uma casa com papel fundamental na história industrial do nosso estado. É um privilégio participar deste momento ao lado do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que tem um papel estratégico, especialmente para o setor que represento, o de petróleo. Estamos aqui, especialmente nessa área com as novas instalações e o observatório, com grande expectativa para ouvir o que será apresentado. A presença do ministro certamente contribuirá para fortalecer a agenda econômica de Pernambuco”, destacou.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, enfatizou a importância da visita do ministro para o alinhamento das políticas energéticas do estado.

“Recebemos hoje o Ministro de Minas e Energia e discutimos a política energética do Brasil e o impacto disso nas políticas de desenvolvimento econômico aqui em Pernambuco. O ministro recebeu com alegria a informação de que Pernambuco teve o maior índice de crescimento nos últimos 15 anos”, afirmou.

Cavalcanti explicou que a estratégia do estado tem sido pautada por um planejamento sólido e responsável.

“É o que a gente conversa sobre: aumentar o consumo e a carga do consumo na base da nossa economia, para que possamos desenvolver políticas energéticas coerentes. Pernambuco tem sido sempre muito pé no chão. Só pedimos carga, demanda e linha de transmissão com base naquilo que sabemos que vai acontecer. E hoje o ministro confirmou a propriedade dessa política que estamos construindo. É por isso que as coisas estão dando certo, é por isso que estamos avançando”, destacou.

Centro de inovação profissional

O Senai-PE, é uma instituição voltada para a educação profissional e técnica. Ela faz parte do Sistema Fiepe, que engloba também o SESI (Serviço Social da Indústria) e o IEL (Instituto Euvaldo Lodi). 

O Senai-PE oferece cursos técnicos, de aprendizagem industrial, qualificação e aperfeiçoamento profissional em diversas áreas, preparando os alunos para o mercado de trabalho na indústria. 
Além disso, promove a inovação e o desenvolvimento tecnológico, apoiando as empresas industriais de Pernambuco.

Veja também

Newsletter