Ministro Kassab assina convênios de cooperação técnica em Pernambuco

Medidas são para a instalação de fibra ótica nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste do BRT e também no metrô do Recife

Gilberto Kassab assina nesta sexta-feira (15)  convênios de cooperação técnica em PernambucoGilberto Kassab assina nesta sexta-feira (15) convênios de cooperação técnica em Pernambuco - Foto: Mariama Correia/Folha de Pernambuco

Em Pernambuco, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinou convênios de cooperação técnica em Pernambuco. São dois convênios entre a Telebrás, o Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para instalação de fibra ótica nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste do BRT e também no metrô do Recife. A instalação de 140 quilômetros de fibra ótica será concluída até fevereiro do próximo ano.

A mudança vai melhorar a conectividade e auxiliar no monitoramento da operação, vídeo monitoramento e controle de portas, catracas, entre outros dispositivos dos serviços. A Telebrás investirá R$ 15 milhões nas melhorias. “O sistema permitirá integração com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), melhorando também a segurança”, destacou o secretário estadual das Cidades, Francisco Papaléo.

Leia também:
Kassab diz que cresce a chance de intervenção na Oi
Kassab defende financiamento público para campanhas eleitorais

No evento realizado no Palácio do Campo das Princesas, com a participação do governador Paulo Câmara, secretários do Governo do Estado, políticos e empresários do setor de telecomunicações, o ministro Kassab também assinou um protocolo de intenções de mudança das bandas das rádios do Estado de AM para FM, que vai beneficiar 37 rádios do Agreste e Sertão de Pernambuco.

“Até o fim do ano esperamos concluir mil migrações em todo o País”, informou o ministro. “Além da melhor qualidade de transmissão e de serviço aos ouvistes, isso significa redução de custo das operações, o que reverbera em mais capacidade de pagamento aos funcionários, novas contratações e investimentos”, informou o ministro.
Durante o evento, Kassab fez um breve balanço das ações do seu ministério. Frisou o objetivo central de ampliar a oferta de acesso à internet banda larga, que, segundo ele, em breve atingirá o mesmo nível de acessibilidade observado em países de primeiro mundo. “Estamos iniciando a operação do primeiro satélite do governo brasileiro, com R$ 2,7 bilhões de investimentos, a partir de janeiro. Isso vai possibilitar acesso banda larga de ponta a ponta do País”, comentou.

Conselheiro da Associação Brasileira de Emissora de Rádio e TV, Vicente Jorge Rodrigues informou que 32 emissoras de Pernambuco já solicitaram a migração.



Veja também

Secretários de Fazenda apelam ao Congresso pela prorrogação do auxílio emergencial
Benefício

Secretários de Fazenda apelam ao Congresso pela prorrogação do auxílio emergencial

Lojas e restaurantes de São Paulo dizem que novas restrições levarão a mais demissão
Restrições

Lojas e restaurantes de São Paulo dizem que novas restrições levarão a mais demissão