Logo Folha de Pernambuco

STF

Moraes, do STF, suspende processos que tratam de 'revisão da vida toda' até análise de recurso

Ministro atendeu a pedido do INSS e paralisou ações

O ministro Alexandre de Moraes, durante sessão do STF O ministro Alexandre de Moraes, durante sessão do STF  - Foto: Nelson Jr./STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e mandou suspender todos os processos que tratem da chamada "revisão da vida toda" até que seja concluída a análise de um recurso contra a decisão.

"Acolho o pedido do INSS para determinar a suspensão de todos os processos que versem sobre a matéria julgada no Tema 1102, até a data da publicação da ata de julgamento dos Embargos de Declaração", escreveu Moraes na decisão.

No ano passado, o plenário do STF decidiu que o mecanismo da “revisão da vida toda” é constitucional. Isso significa que todas as contribuições previdenciárias feitas ao INSS pelos trabalhadores no período anterior a julho de 1994 podem ser consideradas no cálculo das aposentadorias, o que pode aumentar os rendimentos de parte dos aposentados.

Em maio, o INSS apresentou embargos de declaração, um tipo de recurso utilizado para esclarecer pontos da decisão. Ao apresentar os embargos, o instituto solicitou a suspensão dos processos até a decisão definitiva. Esse pedido foi acolhido por Moraes.

Veja também

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 27 milhões neste sábado
Sorteio

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 27 milhões neste sábado

Paulo Magnus, da MV, recebe Oscar da Saúde
Premiação

Paulo Magnus, da MV, recebe Oscar da Saúde

Newsletter