Coluna Movimento Econômico

A cada 3 minutos, alguém se matricula em um curso de IA

IA generativa: cursos em expansãoIA generativa: cursos em expansão - Foto: Imagem: Pixabat

Em 2023, a cada 3 minutos, uma pessoa se inscreveu em um curso sobre Inteligência Artificial (AI) no Brasil, segundo levantamento da Coursera, uma das principais plataformas de aprendizagem online, com mais de 5 milhões de alunos registrados no País. As pesquisas relacionadas ao assunto cresceram quatro vezes em 2023 em comparação a 2022. 

Refletindo o interesse generalizado na educação em IA, o Brasil registrou mais de 160 mil matrículas nesses cursos. Na liderança de temas, estão o de Inteligência Artificial Generativa e Engenharia Imediata para ChatGPT.

Esses dados indicam o desencadeamento de um processo, não só no Brasil, mas no mundo, de avanço contínuo na IA. Para Marni Baker, diretora de Conteúdo da Coursera, o ano de 2023 será considerado como um ponto de virada. A Inteligência Artificial generativa já começa a transformar a educação e as carreiras. O aprendizado é a chave para a empregabilidade num mundo impulsionado por essa revolucionária tecnologia.

Complexo solar
A inauguração do Complexo Solar São Pedro e Paulo, no município de Flores, um investimento conjunto da Kroma Energia e Elétron Energy, será na próxima terça-feira, dia 6, e contará com a presença da governadora Raquel Lyra. 

Fiepe
Na próxima segunda-feira, a diretoria da Fiepe, a federação das indústrias estadual, vai discutir como reagir à tributação dos incentivos fiscais sobre o ICMS.  A taxação tem por objetivo alcançar a meta fiscal e zerar o déficit em 2024, como planeja o Ministério da Fazenda, mas despertou reação negativa em empresários de vários setores, em todo Brasil. 

Desempenho pífio
E por falar em indústria, a produção industrial do Brasil em 2023 foi pífia. O aumento foi de apenas 0,2%. Mas era o esperado. Na maioria dos meses de 2023, o crescimento foi abaixo de 1% e, em alguns, até negativo. De acordo com o economista da Fiepe, Cezar Andrade, o resultado é reflexo da alta taxa de juros. Mas, com as últimas reduções na Selic e inflação sobre controle, 2024 promete ser mais positivo para o setor.

Plano real
Em 2024, o Plano Real completa 30 anos. Em 1993, antes de sua criação, a inflação tinha alcançado 2.477%. 

Déficit 
O déficit do Governo Federal com a aposentadoria dos funcionários públicos já chega a cerca de R$ 6 trilhões, representando 93% da dívida líquida do setor público, que está na casa dos R$ 6,4 trilhões, segundo o Relatório Resumido da Execução Orçamentária do Tesouro Nacional.

Recorde 
O Brasil acaba de ultrapassar a marca de 38 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar fotovoltaica, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos, o equivalente a 16,8 % da matriz elétrica do País. O dado é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). 

Mercado imobiliário
Adriel Menino, CEO da Sócios Con, Gustavo Matos, Head de Renda Variável da XP Investimentos | Alphaways e Bruno Lousada, diretor da Multi BR, são os primeiros palestrantes confirmados na conferência Sócios Talk, a ser realizada em abril, no Recife. O encontro vai reunir palestrantes para debater o mercado imobiliário com foco em consórcios.
 

Veja também

Resíduos da cana vão virar biometano em Juazeiro, na Bahia
ENERGIA

Resíduos da cana vão virar biometano em Juazeiro, na Bahia

Carro elétrico popular: Lecar briga com BYD pela Ford Bahia
Carro elétrico popular

Carro elétrico popular: Lecar briga com BYD pela Ford Bahia