Dia das Mães

Mulheres conciliam a maternidade e o dia a dia na tecnologia

Protagonistas da famosa dupla jornada, muitas mães ainda equilibram a vida profissional com o cuidado materno no setor tecnológico

Mulheres e tecnologia: um mercado difícil, porém possívelMulheres e tecnologia: um mercado difícil, porém possível - Foto: Pixabay

A aproximação do dia das mães, no dia 09 de maio, traz o foco mais uma vez para a realidade do mercado de trabalho de muitas mulheres. De acordo com um estudo realizado pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) mulheres que são mães carregaram boa parte do impacto econômico da pandemia da covid-19. Em um cenário majoritariamente marcado pela presença masculina, muitas enxergaram na tecnologia uma forma de reinventar seus negócios e trilhar suas carreiras. 

Foi dessa forma que Monique Simões, desenvolvedora, se encontrou dentro do mercado de TI. Já formada em Letras, mãe e sem um emprego na área,se viu perante uma oportunidade na área de suporte. Frente a uma oportunidade de cuidar de seus filhos e desenvolver sua carreira no setor, Monique afirma: “Foi a tecnologia que me escolheu”. Hoje, desenvolvedora em tempo integral na MV, empresa voltada para o desenvolvimento de softwares de gestão para a Saúde, conta como foi se especializando até chegar à sua posição atual. “A área requer raciocínio lógico e muito conhecimento, por isso me dediquei a cursos e especializações para crescer”, comenta. A tecnóloga também complementa afirmando que o trabalho remoto tem ajudado a conciliar as tarefas e se trata de um privilégio para a dupla jornada de muitas mulheres. 

Para Helena Calado, desenvolvedora, mãe e desenvolvedora na MV, não foi diferente. A profissional destacou a experiência do home office no último um ano. “Fica mais fácil a gente conseguir entregar o trabalho e as atividades, participar da vida dos filhos. Os ganhos de estar em casa, a economia de tempo no trânsito... A gente passa a dar mais valor as pequenas coisas”, disse a desenvolvedora.  

O  cenário, porém, ainda não se faz igual e justo para todas as mulheres no mercado tecnológico. Apesar do preconceito na contratação de mães e grávidas do setor, os números estão evoluindo de forma gradual. Dados da empresa de recrutamento Revelo mostram que o número de convites às mulheres para vagas na área e em gestão de negócios cresceu de 12% em 2017 para 17% em 2019. Já nas posições de liderança, as profissionais ocupam 20,6% no setor, conforme estudo do IBGE.  

Ao conquistarem um lugar amplamente preenchido pela presença masculina, elas afirmam que o foco e a determinação são fatores essenciais para alcançar um local de destaque no meio tecnológico. “Não adie seus sonhos, não deixe para depois, não pense que você não é capaz. Acredite em você”, finaliza Helena. 

Veja também

Perse: Câmara aprova projeto para setor de eventos com 30 atividades e impacto de R$ 15 bi
Economia

Perse: Câmara aprova projeto para setor de eventos com 30 atividades e impacto de R$ 15 bi

Fonte solar no Brasil já equivale a três hidrelétricas de Itaipu, diz Absolar
Hidrelétricas

Fonte solar no Brasil já equivale a três hidrelétricas de Itaipu, diz Absolar

Newsletter