Multas por excesso de peso em caminhões aumentam 89% em Pernambuco

1.156 infrações foram registradas em 2017, contra 610 de 2016

1.156 multas foram emitidas em 20171.156 multas foram emitidas em 2017 - Foto: Divulgação/PRF-PE

Entre janeiro e dezembro de 2017, 1.156 autuações por excesso de peso em veículos de carga foram emitidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco. Este número é 89% maior que o registrado no mesmo período de 2016, quando 610 multas foram emitidas. A fiscalização, informa a PRF, é realizada através de balanças certificadas e pela verificação do documento fiscal das mercadorias.

A carga em excesso em caminhões somou 6,9 mil toneladas em 2017, contra 4,1 mil toneladas no ano anterior, um aumento de 68%. O excesso de peso é uma infração média, com multa de R$130,16, que pode ser acrescida a cada 200 quilos de carga acima do limite legal. Segundo a PRF, além dos prejuízos à malha viária, trafegar com excesso de peso acarreta danos ao veículo, como desgaste prematuro do sistema de freios e danos à suspensão, colocando em risco a segurança do trânsito.

Leia também:
Deputado quer acabar com a indústria da multa
Câmeras vão multar até de madrugada no Recife


Os caminhões podem ser retidos para que seja feita a transferência da carga excedente para outro veículo. A PRF criou Grupos de Fiscalização de Trânsito e Transporte (GFTT) para intensificar a fiscalização e evitar abusos pelas empresas transportadoras.

Veja também

Imprevisto com o pneu: o que fazer?
Veículos

Imprevisto com o pneu: o que fazer?

Confiança de serviços volta a cair depois de cinco altas, diz FGV
Economia

Confiança de serviços volta a cair depois de cinco altas, diz FGV