‘NAVE de Portas Abertas 2019’ traz união entre o mundo real e o digital

Ação na Escola Técnica Cícero Dias, em Boa Viagem, trouxe interações de realidade aumentada, experimentos e muita tecnologia

Evento "NAVE de Portas Abertas 2019", realizado na Escola Técnica Cícero DiasEvento "NAVE de Portas Abertas 2019", realizado na Escola Técnica Cícero Dias - Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (9), a Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias/NAVE Recife abriu as portas para a comunidade, na oitava edição do “NAVE de Portas Abertas”. Na programação, realizada na sede da escola, no bairro de Boa Viagem, palestras, oficinas e interações tecnológicas movimentaram o dia.

Neste ano, o tema foi “Entre o real e o digital”, com debates, palestras, oficinas e mostras abertos ao público, com grupos de alunos que também tinham interesse em conhecer a escola, de uma parceria da Oi  “É uma excelente oportunidade para os nossos parceiros e vizinhos conhecerem nossas metodologias, nossos espaços e dinâmicas de trabalho”, diz a gestora da ETE Cícero Dias, Aldineide de Queiroz.

Entre os convidados, o presidente do conselho do Porto Digital, Silvio Meira, falou na palestra “Inovação e Transformação Digital”. Além dele, a analista de operações da Databizz, Renata Sellaro, debateu sobre a presença feminina no mercado de inovação.

LARP – RPG Live Action, Fake News, Desenvolvimento de Jogos com Construct 3, Lego em Ação, Fotografia com Celular, Mapeando a Mente, Pixallation foram algumas das oficinas ofertadas. Além disso, houveram visitas guiadas, mostras de jogos analógicos, desafios de Just Dance, mesas de discussões e minilaboratórios.

“Estamos trazendo uma reflexão sobre este mundo dinâmico que a gente vive. A ideia é que as pessoas consigam ver ele de uma outra maneira”, informou Roan Saraiva, da Equipe Oi Futuro.

Estudante da Escola Técnica de Igarassu, Misael Júlio, de 16 anos, aproveitou para conhecer as instalações e participar das interações de realidade aumentada. “Foi uma oportunidade diferente, coisas que eu nunca tinha visto antes na minha escola. Aprendi o máximo”, disse.

Monitor do NAVE de Portas Abertas, o estudante de programação Dayvison Patrício, de 16 anos, falou sobre a passagem de experiência para os visitantes. “Queremos mostrar para aqueles que querem entrar no ensino médio que o mundo deles pode ser expandido com o que é feito aqui”, comentou.

Leia também:
Governo renova acordo de cooperação técnica com o Oi Futuro
Rock in Rio oferecerá conexão 5G e wifi durante todo o evento

TED

Outro ponto em destaque foram as apresentações do Club TED-Ed, em que os jovens compartilham suas experiências. Inspirado pelo ‘TEDx”, o movimento trouxe 16 socializações sobre diversos temas. 

Veja também

Alta do sebo de boi leva fabricantes de sabonete a pedir intervenção do governo
Inflação

Alta do sebo de boi leva fabricantes de sabonete a pedir intervenção do governo

Fundos de ações são os que mais superam expectativas em dois anos
Economia

Fundos de ações são os que mais superam expectativas em dois anos