veículos elétricos

Neoenergia e Weg fecham parceria para ampliar recarga de veículos elétricos

Empresa utilizará exclusivamente as estações de recarga da Weg para as suas soluções de mobilidade elétrica

As soluções de mobilidade elétrica da empresa está presente em Pernambuco e em outros sete estadosAs soluções de mobilidade elétrica da empresa está presente em Pernambuco e em outros sete estados - Foto: Divulgação/Neoenergia

A Neoenergia, responsável pelo fornecimento de energia em Pernambuco, firmou contrato com a WEG, empresa global de motores e equipamentos eletroeletrônicos, que será a fornecedora exclusiva das estações de recarga para as soluções de mobilidade elétrica da Neoenergia voltadas a clientes residenciais, comerciais e empresas que desejam eletrificar as suas frotas. 

A WEB oferece estações de recarga com potência de 7,4 kW e que podem ser alimentados em redes monofásicas ou bifásicas (127 ou 220V), modelo ideal para residências ou condomínios. “O uso dos carregadores adequados oferece segurança para as pessoas e os veículos, além de eficiência na recarga”, explicou o o diretor de Negócios Liberalizados da Neoenergia, Hugo Nunes. 

As estações de recarga para veículos elétricos oferecidos na parceria são da linha WEMOB (WEG Electric Mobility), desenvolvidos e fabricados no país. Todos os modelos possuem medição de energia e são inteligentes, com protocolo de comunicação aberto, conexão à internet e a plataformas de gestão de recarga. 

As soluções de mobilidade elétrica da empresa estão presentes em Pernambuco e em outros sete estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, e no Distrito Federal.

Há também os carregadores de potência de 22 kW. Com alimentação trifásica de 220V ou 380V, esse é voltado para uso individual ou compartilhado em empresas ou comércios. Os dois modelos operam com conector tipo 2, o mais comum no mercado. 

Os pontos de recarga contarão com uma ou duas saídas, podendo recarregar dois veículos elétricos simultaneamente. 

A Neoenergia implantou o Corredor Verde, eletrovia com mais de 1.100 quilômetros de extensão entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, com 18 pontos de recarga para veículos elétricos, sendo 12 ao longo das rodovias e seis em shoppings localizados em Salvador, Natal e Recife.

Na capital pernambucana, o Home Center Ferreira Costa da Imbiribeira e Tamarineira e o Shopping RioMar, no Pina, os locais de recarga na capital pernambucana. O projeto faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

De acordo com a Neoenergia, a parceria está alinhada aos compromissos com o desenvolvimento sustentável, ao estimular a cadeia produtiva local e a mobilidade elétrica, para, com isso, fomentar a descarbonização eficiente da economia e o combate às mudanças climáticas. 

“Com a WEG, estamos demonstrando as nossas ações para estimular a produção nacional, gerando emprego e renda para o país. Essa é uma parceria estratégica”, afirmou Hugo Nunes. 

A solução inclui, além das estações de recarga, plataforma de gestão para cobrança ou rateio do consumo de cada usuário, acesso controlado via cartões de proximidade (tags RFID) e sistema para controle de demanda – WEMOB Smart Charging System – para os casos em que a potência consumida pela estação exceda a demanda contratada no local de instalação. 

“Queremos não só avançar na nossa estratégia de tornar a mobilidade elétrica uma realidade no Brasil, como também atender de forma estrutural toda a cadeia necessária para a viabilização dos veículos elétricos”, explica Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.

Veja também

Sam Altman acumulou fortuna de US$ 2 bilhões sem contar com ações da OpenAI, criadora do ChatGPT
NEGÓCIOS

Sam Altman acumulou fortuna de US$ 2 bilhões sem contar com ações da OpenAI, criadora do ChatGPT

PIB de 2023 revela que fazer dever de casa traz resultado positivo
Febraban

PIB de 2023 revela que fazer dever de casa traz resultado positivo