Logo Folha de Pernambuco

Perspectiva positiva

Nota de crédito: decisão da Moody's tem a ver com trabalho conjunto dos Três Poderes, afirma Haddad

Agência avalia que possibilidades de crescimento real do PIB estão mais robustas, mas ainda enxerga riscos fiscais

Moody's eleva para positiva perspectiva de nota de crédito do BrasilMoody's eleva para positiva perspectiva de nota de crédito do Brasil - Foto: Reprodução/Internet

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira que a decisão da agência de classificação de riscos Moody’s, de elevar de estável para positiva a perspectiva do rating do Brasil, acompanha a decisão de outras agências. O resultado, segundo ele, é reflexo de um trabalho conjunto dos Três Poderes, que colocam interesses do País acima de divergências.

"A Moody’s acompanhou as outras agências de risco ao reconhecer a mudança para melhor das nossas perspectivas econômicas. Isso tem a ver com o trabalho conjunto dos Três Poderes, que colocaram os interesses do País acima de divergências superáveis", escreveu Haddad em publicação na rede social X, o antigo Twitter.

O ministro disse ainda que, mesmo com a deterioração momentânea da economia global, o Brasil caminha e recupera credibilidade econômica, social e ambiental. "Temos muito a fazer!", enfatizou.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o Brasil "voltou a ter credibilidade econômica", ao celebrar a decisão da agência de risco Moody's de elevar para positiva a perspectiva de nota de crédito para o País. "O Brasil que estamos construindo voltou a ser respeitado no mundo e voltou a ter credibilidade econômica e ambiental. Isso é bom para todo mundo", escreveu o presidente.

 

A Moody's elevou nesta quarta-feira o outlook da dívida soberana de médio e longo prazos do Brasil de estável para positivo. A empresa, porém, manteve os ratings de emissor de longo prazo e de títulos sem garantia do governo do País em Ba2.

A expectativa de que a agência poderia anunciar alguma revisão na nota ou perspectiva brasileira ainda esta semana foi adiantada por Haddad em coletiva na noite da terça-feira (30).

Segundo ele, além da Moody’s, a Fitch também está prestes a finalizar um relatório. "Só poderei comentar quando for divulgado", afirmou o ministro.

Veja também

Governo de Pernambuco abre seleção simplificada para coordenador da Agência de Goiana
Concursos e Empregos

Governo de Pernambuco abre seleção simplificada para coordenador da Agência de Goiana

Sem impulso, Wall Street fecha em baixa
Bolsa de Nova York

Sem impulso, Wall Street fecha em baixa

Newsletter