Nova diretoria do TRT será empossada esta sexta-feira

A prestigiada cerimônia de posse vai ser realizada às 17h, no Arcádia Apipucos

Ivan Valença Alves destaca capacidade de trabalho  do quadro de pessoalIvan Valença Alves destaca capacidade de trabalho do quadro de pessoal - Foto: Anderson Stevens/arquivo folha

 

O desembargador Ivan de Souza Valença Alves assume, hoje, a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, para o biênio 2017-2019. Os próximos anos, segundo ele, serão pautados por desafios e, ao mesmo tempo, por soluções para a sociedade brasileira, que vive uma das piores crises econômicas. Esse assunto, inclusive, reflete de forma direta na Justiça do Trabalho, com o aumento de ações devido à elevada taxa de desemprego no País, que atingiu a marca de 12%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2016, as varas do trabalho em Pernambuco receberam 107 mil processos.
Para fazer frente a essa realidade, a Justiça do Trabalho precisaria de mais investimentos. No entanto, o que tem se verificado é uma redução orçamentária. Em 2016, foi de 30% e vai servir de parâmetro para o orçamento deste ano. “Vamos priorizar e dar celeridade às ações trabalhistas frente ao crescente índice de desemprego, nos empenhar em diminuir o prazo de marcação de audiências no âmbito da Região Metropolitana do Recife e estimular a conciliação nos primeiro e segundo grau”, explicou o desembargador. Ivan Valença Alves reforçou que as ações serão realizadas em conjunto com os demais desembargadores e juízes.
Otimista, o novo presidente acredita na capacidade de trabalho do quadro de pessoal, destacando o compromisso e senso de responsabilidade de magistrados e servidores com “o fazer justiça”. Ivan Valença Alves afirma que também recorrerá aos métodos científicos da moderna administração, adotando iniciativas como a difusão de boas práticas adotadas em certas varas da justiça trabalhista, para que possam ser utilizadas pelas demais unidades, procurando dar resposta a um dos grandes desafios, que é tornar mais rápida a tramitação dos processos. Os desembargadores Valdir Carvalho e Dione Furtado serão, respectivamente, vice-presidente e corregedora. A cerimônia de posse acontecerá no Arcádia Apipucos, às 17h.

 

Veja também

Teve o salário reduzido ou suspenso em 2020? Saiba como declarar no Imposto de Renda
Imposto de Renda

Teve o salário reduzido ou suspenso em 2020? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Financiamentos de carros usados em Pernambuco cresce 14,6% no primeiro trimestre de 2021
Veículos

Financiamentos de carros usados em Pernambuco cresce 14,6% no primeiro trimestre de 2021