Economia
Nova diretoria do TRT será empossada esta sexta-feira
A prestigiada cerimônia de posse vai ser realizada às 17h, no Arcádia Apipucos
O desembargador Ivan de Souza Valença Alves assume, hoje, a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, para o biênio 2017-2019. Os próximos anos, segundo ele, serão pautados por desafios e, ao mesmo tempo, por soluções para a sociedade brasileira, que vive uma das piores crises econômicas. Esse assunto, inclusive, reflete de forma direta na Justiça do Trabalho, com o aumento de ações devido à elevada taxa de desemprego no País, que atingiu a marca de 12%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2016, as varas do trabalho em Pernambuco receberam 107 mil processos.
Para fazer frente a essa realidade, a Justiça do Trabalho precisaria de mais investimentos. No entanto, o que tem se verificado é uma redução orçamentária. Em 2016, foi de 30% e vai servir de parâmetro para o orçamento deste ano. “Vamos priorizar e dar celeridade às ações trabalhistas frente ao crescente índice de desemprego, nos empenhar em diminuir o prazo de marcação de audiências no âmbito da Região Metropolitana do Recife e estimular a conciliação nos primeiro e segundo grau”, explicou o desembargador. Ivan Valença Alves reforçou que as ações serão realizadas em conjunto com os demais desembargadores e juízes.
Otimista, o novo presidente acredita na capacidade de trabalho do quadro de pessoal, destacando o compromisso e senso de responsabilidade de magistrados e servidores com “o fazer justiça”. Ivan Valença Alves afirma que também recorrerá aos métodos científicos da moderna administração, adotando iniciativas como a difusão de boas práticas adotadas em certas varas da justiça trabalhista, para que possam ser utilizadas pelas demais unidades, procurando dar resposta a um dos grandes desafios, que é tornar mais rápida a tramitação dos processos. Os desembargadores Valdir Carvalho e Dione Furtado serão, respectivamente, vice-presidente e corregedora. A cerimônia de posse acontecerá no Arcádia Apipucos, às 17h.
Veja também

Combustível
São Paulo reduz ICMS da gasolina, e preço na bomba deve cair até R$ 0,48

Recife