Logo Folha de Pernambuco
consignado privado

Novo consignado privado, Crédito do Trabalhador também poderá ser utilizado por funcionários de MEI

Todos os trabalhadores formais poderão ter acesso ao novo modelo de crédito consignado

Empregador será avisado sobre o empréstimo e o desconto será feito na folha de pagamento do funcionário, junto ao FGTSEmpregador será avisado sobre o empréstimo e o desconto será feito na folha de pagamento do funcionário, junto ao FGTS - Foto: Crédito - Glenn Carls-Peter

O novo modelo de crédito consignado para trabalhadores do setor privado, lançado nesta quarta-feira, também irá contemplar funcionários contratados por Microempreendedores Individuais (MEIs).

Porém, o titular do MEI, ou seja, o dono do CNPJ, não terá acesso. A linha de crédito será concedida para todos os trabalhadores formais.

— O programa vai atingir 47 milhões de trabalhadores. Todos os trabalhadores formais do país, os domésticos, assalariados rurais, inclusive assalariado de pessoa física no campo, os assalariados do MEI — afirmou o ministro do trabalho Luiz Marinho.

O empregador será avisado sobre o empréstimo e o desconto será feito na folha de pagamento do funcionário, junto ao FGTS. O MEI não terá direito a esse tipo de crédito por ser o contratante e ter acesso a outros tipos de crédito.

O modelo começa a operar a partir do dia 21 de março, mas só para novos contratos.

Aqueles que possuírem consignado ativo, será possível migrar para o novo modelo a partir do dia 25 de abril dentro da mesma instituição financeira.

Quem optar pela portabilidade entre os bancos poderá solicitar a operação a partir do dia 6 de junho.

De acordo com o secretário de Reformas Econômicas da Fazenda, Marcos Pinto, a nova modalidade vai funcionar como um “leilão” que ajudará a conseguir taxas de juros “muito menores”.

Veja também

Newsletter