Economia

Novo Onix hatch chega mais tecnológico

Com a oferta de Wi-Fi nativo, o Onix passa a ser o primeiro em sua categoria a oferecer esse tipo de tecnologia a bordo

Onix já vem de série com airbags frontais, laterais e de cortinaOnix já vem de série com airbags frontais, laterais e de cortina - Foto: Divulgação

Depois do lançamento do Novo Onix Plus, chegou a vez da GM lançar o Onix na versão hatch. O novo modelo está maior, mais refinado e com mais tecnologia. Com a oferta de Wi-Fi nativo, o Onix passa a ser o primeiro em sua categoria a oferecer esse tipo de tecnologia a bordo. Sensor de ponto cego e assistente de estacionamento também são novidades no veículo. Além disso, um novo aplicativo para smartphone permite ao motorista desde consultar informações do computador de bordo até iniciar a climatização da cabine à distância, que diante do calor no Recife passa a ser uma ferramenta bastante útil. A função também está disponível para smartwatch.

No quesito segurança, a nova versão do Onix hatch deixa para trás seu passado obscuro, quando recebeu nota zero no teste da Latin NCAP, em 2017. Agora, o carro já vem de série com airbags frontais, laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e o limitador de velocidade de série em todas as versões, que, somado a sua estrutura reforçada, com 17% a mais de aços de alta resistência, garantiu nota máxima (5 estrelas) no teste de colisão.

Leia também: 
Chevrolet Onix recebe nota zero em teste de segurança
Venda de veículos novos cresce 4,38% em novembro frente a 2018


Economia de combustível é sinônimo do veículo. É que de acordo com ranking do Inmetro, ele se enquadra como um dos carros mais econômicos a combustão, chegando a fazer 17,1 km/l com gasolina na estrada. O Onix chega em duas configurações de motor: 1.0 aspirado (até 82 cv/10,6 kgfm) e 1.0 com turbo (até 116 cv/16,8 kgfm). Na versão turbo, partindo de 0 a 100 km/h, o carro leva em média 10,1 segundos, tanto na configuração com câmbio automático ou mesmo na manual, de acordo com a fabricante. Abastecido com gasolina, o Novo Onix com transmissão manual de seis marchas, chega a fazer 13,9 km/l no perímetro urbano. Os números com etanol são 11,7 km/l e 9,9 km/l, respectivamente.

O novo Onix também teve grandes mudanças no aspecto visual. O carro trouxe uma nova grade frontal que compõe boa parte da frente do veículo, dando um aspecto mais agressivo e moderno do que nas versões anteriores. Do lado de dentro da cabine, as mudanças são bem perceptíveis. O carro ganhou uma direção nova com um leve achatamento na parte de baixo que combina com as novas linhas do interior do veículo. Além disto, a nova central multimídia foi reposicionada ficando num no campo de visão melhor para quem viaja no banco da frente. Na central, agora há o pareamento simultâneo de até dois celulares por Bluetooth. O multimídia é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPay e possui os principais aplicativos de trânsito online. Outra mudança é em relação aos bancos da frente do novo Onix, que agora passa a ser inteiriço, com o encosto para cabeça ligado ao resto do banco, sem opção para remover.

Durabilidade
De acordo com a marca, um novo conjunto mecânico foi projetado para ter maior durabilidade. Para isso, foram desenvolvidas diferentes soluções, como um tipo de injeção eletrônica com bicos aquecidos menos vulnerável a oscilações de qualidade do combustível. A maior durabilidade reflete no menor custo das revisões fixas. A redução de mão de obra e dos custos de revisão até 60 mil quilômetros foram ao todo de 16%. Além disso, o intervalo das trocas de óleo subiu de 5 mil para 10 mil quilômetros.

Veja também

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões
Loterias

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE
Mercosul

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE

Newsletter