Novo Onix hatch chega mais tecnológico

Com a oferta de Wi-Fi nativo, o Onix passa a ser o primeiro em sua categoria a oferecer esse tipo de tecnologia a bordo

Onix já vem de série com airbags frontais, laterais e de cortinaOnix já vem de série com airbags frontais, laterais e de cortina - Foto: Divulgação

Depois do lançamento do Novo Onix Plus, chegou a vez da GM lançar o Onix na versão hatch. O novo modelo está maior, mais refinado e com mais tecnologia. Com a oferta de Wi-Fi nativo, o Onix passa a ser o primeiro em sua categoria a oferecer esse tipo de tecnologia a bordo. Sensor de ponto cego e assistente de estacionamento também são novidades no veículo. Além disso, um novo aplicativo para smartphone permite ao motorista desde consultar informações do computador de bordo até iniciar a climatização da cabine à distância, que diante do calor no Recife passa a ser uma ferramenta bastante útil. A função também está disponível para smartwatch.

No quesito segurança, a nova versão do Onix hatch deixa para trás seu passado obscuro, quando recebeu nota zero no teste da Latin NCAP, em 2017. Agora, o carro já vem de série com airbags frontais, laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e o limitador de velocidade de série em todas as versões, que, somado a sua estrutura reforçada, com 17% a mais de aços de alta resistência, garantiu nota máxima (5 estrelas) no teste de colisão.

Leia também: 
Chevrolet Onix recebe nota zero em teste de segurança
Venda de veículos novos cresce 4,38% em novembro frente a 2018


Economia de combustível é sinônimo do veículo. É que de acordo com ranking do Inmetro, ele se enquadra como um dos carros mais econômicos a combustão, chegando a fazer 17,1 km/l com gasolina na estrada. O Onix chega em duas configurações de motor: 1.0 aspirado (até 82 cv/10,6 kgfm) e 1.0 com turbo (até 116 cv/16,8 kgfm). Na versão turbo, partindo de 0 a 100 km/h, o carro leva em média 10,1 segundos, tanto na configuração com câmbio automático ou mesmo na manual, de acordo com a fabricante. Abastecido com gasolina, o Novo Onix com transmissão manual de seis marchas, chega a fazer 13,9 km/l no perímetro urbano. Os números com etanol são 11,7 km/l e 9,9 km/l, respectivamente.

O novo Onix também teve grandes mudanças no aspecto visual. O carro trouxe uma nova grade frontal que compõe boa parte da frente do veículo, dando um aspecto mais agressivo e moderno do que nas versões anteriores. Do lado de dentro da cabine, as mudanças são bem perceptíveis. O carro ganhou uma direção nova com um leve achatamento na parte de baixo que combina com as novas linhas do interior do veículo. Além disto, a nova central multimídia foi reposicionada ficando num no campo de visão melhor para quem viaja no banco da frente. Na central, agora há o pareamento simultâneo de até dois celulares por Bluetooth. O multimídia é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPay e possui os principais aplicativos de trânsito online. Outra mudança é em relação aos bancos da frente do novo Onix, que agora passa a ser inteiriço, com o encosto para cabeça ligado ao resto do banco, sem opção para remover.

Durabilidade
De acordo com a marca, um novo conjunto mecânico foi projetado para ter maior durabilidade. Para isso, foram desenvolvidas diferentes soluções, como um tipo de injeção eletrônica com bicos aquecidos menos vulnerável a oscilações de qualidade do combustível. A maior durabilidade reflete no menor custo das revisões fixas. A redução de mão de obra e dos custos de revisão até 60 mil quilômetros foram ao todo de 16%. Além disso, o intervalo das trocas de óleo subiu de 5 mil para 10 mil quilômetros.

Veja também

Rogério Marinho diz que orçamento secreto foi criado pelo CongressoOrçamento Secreto

Rogério Marinho diz que orçamento secreto foi criado pelo Congresso

Samsung traz Chromebook Go ao BrasilNOTEBOOK

Samsung traz Chromebook Go ao Brasil